quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Jet kayak


Shaun Baker é actualmente considerado o melhor extreme kayaker do mundo. Este é detentor de quatro recordes oficiais destacando o "World Freefall Kayak", recorde que regista uma queda vertical pura de 19,7 metros. Este foi alcançado em 1996 batendo o seu anterior recorde que era de 15 metros, regista ainda alguns recordes de velocidade de descidas em altura.

Iniciou a sua actividade em caiaque quando os pais decidiram oferecer-lhe um caiaque. Shaun tinha apenas 10 anos de idade. Assim nasceu uma paixão e apenas com 16 anos liderou uma expedição à boca do inferno no Norte de do país de Gales com o amigo de escola Nick Mallabar, de Kingussie na Escócia. A partir desta data são inúmeras as expedições realizadas por este extreme kayaker que decidiu fazer da sua paixão um modo de vida. Além das mais loucas aventuras já passadas, Shaun dedica algum do seu tempo a dar aulas de caiaque e ainda a criar e a melhorar dispositivos de segurança para caiaque. Muitos dos especialistas referem que deve ser o mais qualificado e competente extreme kayaker do mundo.

Assim, quando o simples facto de descer rios acidentados e saltar quedas de água de quase 20 metros de altura já não era divertido e excitante o suficiente, Shaun Baker decidiu inovar, criando assim um novo conceito o “Jet Kaiak”. Este conceito apareceu apenas nos finais do ano 2005 quando Shaun iniciou os seus primeiros testes ao seu novo caíque agora equipado com um motor. Este foi desenvolvido em parceria com Andy Selway e com a ajuda de Richard Axon, Phil e David Burguess. Apenas em Março de 2006 Shaun fez a sua primeira aparição ao mundo manobrando o jet kayak acompanhado de uma equipa televisiva, a Orca Media’s e de um fotógrafo, Darren Baker.

A partir deste momento foram aparecendo outros modelos de jet kayak sendo estes mais vocacionados para a vertente do turismo, onde a velocidade não é o principal atractivo mas sim as paisagens e o prazer de navegar próximo do nível da água, proporcionando assim aos praticantes um bem-estar e um conforto muito agradável em contacto com a natureza.

Por Davide Esteves

Bibliografia:


Sem comentários:

Enviar um comentário