quarta-feira, 28 de outubro de 2009

WINDSURF?



ou prancha à vela é uma modalidade olímpica de VELA, É praticado com uma prancha idêntica à prancha de surf e com uma vela entre 2 e 5 metros de altura e consiste em planar sobre a água utilizando a força do vento.

ORIGEM

Criado pelo casal Newman e Naomi Darby na década de 1960,surgiu o protótipo do Windsurf. No entanto, a criativa idéia não foi bem recepcionada, e o casal desistiu da invenção antes de patenteá-la. Alguns anos mais tarde, em 1965, Hoyle Schweitzer (empresário e surfista) e Jim Drake (engenheiro aerospacial), dois amigos que procuravam unir características do surf com o velejo, patentearam o equipamento em 1968 e o batizaram de windsurf. Actualmente existem muitos websites e blogs que divulgam a modalidade (ex. www.windaddicts.blogspot.com).


EQUIPAMENTO

O equipamento de windsurf é formado por vários ítens:

Mastro: monta e dá forma à vela;

Retranca: é o interface entre a vela e o praticante, permite que este direccione e segure a vela;

Vela: permite capturar a força do vento e fazer com que a prancha se desloque; A vela pode ter vários tamanhos, desde medidas pequenas EX(3.0m2), Medias EX(7.0m2) e Grandes EX(12.5m2) e formatos de acordo com a modalidade (ex:ondas, regatas, etc...);

Pé de mastro: peça móvel que liga o mastro à prancha e permite que este se mova em todas as direcções;

Quilha ou Fin: encontra-se fixo na parte inferior da popa da prancha e permite que a prancha se desloque na direcção que queremos, sem a quilha a prancha fica sem controle, e não é possivel deslocar-se de forma perpendicular ao vento;

Patilhão: nas pranchas de aprendizagem é comum existir um patilhão a meio da prancha à semelhança dos barcos de vela, que aumenta a estabilidade e facilita a aprendizagem, nomeadamente do velejo em bolina (contra o vento).

Prancha: é ela que faz o interface entre o praticante de Windsurf e a água, existem diferentes tamanhos e tipos de pranchas, sendo classificadas de acordo com o seu volume (em litros), largura e tipo de modalidade (ex:ondas, regatas, etc...);

Alça ou Footstrep: encontram-se fixos à popa da prancha, para o praticante colocar os seus pés quando a prancha está a planar (velejando em alta velocidade);

Trapézios ou Cabos de arnês: encontram-se fixos à retranca por forma a permitir a utilização do arnês;

Arnês: equipamento vestido pelo praticante que permite utilizar o peso corporal do mesmo, transmitindo-o à retranca através do trapézio, desta forma não é necessário fazer tanta força com os braços;

Extensor: Utilizado para deixar a vela esticada quando o mastro não tem o comprimento necessário para a vela;


Categorias

Freestyle: É a categoria mais agitada do windsurf;

Kids: Além das pranchas de adultos, já estão sendo produzidas pranchas para crianças.

Wave: A categoria wave é disputada nas ondas, similar a um campeonato de surf.

Super X : O super X foi criado para criar um espectáculo e chamar a atenção do público para as competições.

Formula: A mais técnica de todas as categorias.

Formula Experience: A Formula Experience é uma Classe filiada na ISAF - International Sailing Federation. É uma Classe para velejadores que se desejam iniciar na Formula Windsurfing - o patamar mais alto da competição race.

O primeiro Campeonato Oficial desta Formula foi realizado em Portugal, Costa de Caparica, em 2003 juntou velejadores dos cinco continentes e foi organizado pelo Overpower Club.


CUIDADOS

Procure sempre um instrutor ou escola especializada para começar o desporto. Nunca subestime os ventos nem o mar: quando não tiver segurança para praticar o desporto, não arrisque. O instrutor de windsurf Pedro Rodrigues recomenda ainda que o praticante não se afaste muito da costa e, sempre que possível, leve um celular para emergência. “Nunca saia sozinho sem avisar alguém em terra”, completa o mesmo. Nunca navegue com ventos de off-shore, ou seja, com ventos na direcção do mar. Torna-se muito perigoso porque o praticante dificilmente conseguirá chegar a terra.
O Hawai, Ilhas canárias e prais do caribe são considerados os melhores lugares no mundo para a prática do windsurf, lá é possível reunir quase todos as condições de velejo, com ventos fortes, mar , ondas pequenas e grandes. (Fonte: Windpoint – http://sites.uol.com.br/windpoint)



Moçambique é um país que oferece numerosos atractivos,os mais destacados são as praias extensas, virgens, selvagens, de areia branca, de águas com uma temperatura agradável e cristalinas, assim como os seus espaços naturais, com mais de meia dezena de parques nacionais para visitar, como o Parque Nacional de Bazaruto.Parque.Nacional de Limpopo entre outros. É um país onde encontramos numerosas coisas para fazer e coisas para ver durante as nossas férias, Tem mais de 2000 quilómetros de praia onde muitas são ideias para o windsurf, em águas calmas e de águas interiores assim como em águas mais movidas e com fortes ondas do Oceano Índico. Ambas as opções são ideais para os amantes de Windsurf. Em Inhambane encontrará os melhores desportos. como por exemplo actividades desportivas, actividades lúdicas, de aventura, relacionadas com a natureza, de lazer, etc. Fazer um safari é uma das possibilidades que existe neste pequeno paraíso africano, fazer safari e acampar numa reserva é uma reserva nacional nos lugares permitidos. Alugar um barco ou um iate charter e percorrer o litoral, pescar no alto mar ou fazer whale watching é outra das possibilidades.Se deseja praticar desporto e lazer, sem muito esforço, pode jogar o golf e Não se esqueça de desfrutar das festas locais em Moçambique durante as suas férias em África.

 
Por: Lino Mucambe

Sem comentários:

Enviar um comentário