quinta-feira, 19 de novembro de 2009

BTT - Breve hitória

São muitas as histórias que nos contam que nas décadas de 40 e 50 alguns ciclistas já utilizavam bicicletas para percorrerem trilhos, porém sem a expressão que ocorreu na década de 70 nas montanhas da Califórnia.
Foi pela mão de alguns entusiastas do ciclismo que, por curiosidade começaram a construir bicicletas para se deslocarem pelos bosques e para realizarem algumas descidas radicais bem como, pela necessidade de ocupação dos surfistas nos dias sem ondas, que surgiu o BTT.

Em alguns países de língua latina o desporto é chamado de Bicicleta todo terreno, já no Brasil é chamado de Mountain Bike. Normalmente, é abreviado como BTT - Bicicleta Todo o Terreno ou MTB.

Gary Fisher é considerado por muitos como o principal responsável pela aparição do BTT e também pelo seu desenvolvimento. Este construiu, com peças de bicicletas de estrada e outras elaboradas por ele, uma bicicleta mais resistente que o habitual, com pneus mais largos, para aguentar a dureza do terreno. Visto que as bicicletas de estrada não eram adequadas para superar obstáculos da natureza, este tipo de bicicleta (Bicicleta de Todo o Terreno), surgiu pela necessidade de criar máquinas mais robustas que permitissem superar estes mesmos obstáculos, começando por adaptar numa primeira fase a tradicional bicicleta de carteiro.
As primeiras adaptações feitas em bicicletas, foram elaboradas de forma artesanal, em garagens criadas pelos seus praticantes. Hoje em dia, estas adaptações, vivem à custa da alta tecnologia, essencial para a criação de uma bicicleta robusta, de boa performance e segura.

Actualmente, Gary Fisher é proprietário de uma marca de Bicicletas com o seu nome e só recentemente deixou de participar em competições.


Gary Fisher

Era o ano de 1974 e, a partir daí, o BTT não parou de crescer. O tempo foi passando, e as provas de BTT começaram a proliferar e a ser organizadas. A primeira a ser criada foi o Repack Downhill realizada em “Mount Tamalpais” na Califórnia, onde surgiram diversos atletas que marcaram o BTT mundial, como Ned Overend. Todavia a modalidade só cresceu, quando Mike Syniard, apostou neste novo desporto e nas suas potencialidades, criando em 1979 a Stump Jumper, a primeira BTT de sucesso comercial através da união com a Ritchey design ( importante marca de bicicletas, propriedade de Tom Ritchey, pioneiro do BTT).


Primeira bicicleta de BTT

A par desta nova modalidade desportiva, o sector industrial, fez aparecer e desaparecer muitas empresas, que com toda a certeza deram o seu contributo para o crescimento do BTT. A cada ano que passa, novas inovações são anunciadas, fazendo dos acessórios de BTT, material de alta qualidade.

A nível competitivo, o BTT subdivide-se em duas vertentes principais: o Downhill e o Cross-country.

Na vertente de Downhill, o objectivo é descer uma encosta o mais rápido possível. As dificuldades da encosta atribuem maior espectacularidade á modalidade. Já no Cross-country é preciso muita resistência física e algum espírito de sacrifício uma vez que as quedas são mais frequentes e consta, normalmente, de provas de alguma durabilidade. As corridas têm a duração média de 2 horas e estão escalonadas por classes etárias.

O BTT cada vez mais vem conquistando adeptos, e hoje está em quase todas as regiões do mundo. Com tantas competições realizadas, a qualidade e o nível técnico dos atletas espalhou-se pelo mundo e em 1996, o BTT passou a ser um desporto olímpico, estreando-se nos Jogos Olímpicos de Atlanta.

Actualmente o BTT é um negócio de milhões de Euros e com várias dezenas de marcas existentes no mercado, sempre a inovar e a desenvolver equipamentos e acessórios com grande avanço tecnológico.

O BTT não é só praticado por atletas federados. Todos aqueles que gostam de pedalar, seja uma vez por ano, OU MAIS, devem continuar a fazê-lo!!!


Bibliografia:

- http://www.jornaldatrofa.pt/

- http://www.tudosobrerodas.pt/

- http://www.eps-silvares.rcts.pt/

- http://doirobike.blogs.sapo.pt/

- http://bttemportugal.blogspot.com


Sem comentários:

Enviar um comentário