quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Conselhos ecológicos para fazer mergulho

O mergulho em alto-mar ou em praias exóticas pode ser uma experiência incrível, mas pode interferir negativamente nos ecossistemas se não adoptar práticas responsáveis em relação ao meio ambiente.




Se vamos fazer mergulho sendo inexperientes o melhor é fazer um curso em escolas autorizadas.

1- Se pretendemos mergulhar e não temos experiência, siga as seguintes recomendações para não prejudicar o meio ambiente.

2- Não caminhar sobre a superfície nem se apoiar no que encontrar no caminho.

Se somos um mergulhador inexperiente, regule a flutuabilidade para se mover sem perturbar o ecossistema. Pedir ajuda ao instrutor.

3- Não nade perto dos corais ou bosques de algas.

4- Mantenha o corpo na horizontal, com as pernas mais altas do que a cabeça e o tronco.

Lembre-se de que os pés-de-pato aumentam a superfície dos seus pés. Por isso, você deve se mexer calculando estas dimensões para não quebrar os corais nem se enroscar com as algas.

5- Prenda bem as mangueiras ao restante do equipamento.

Evite que elas fiquem penduradas e se arrastem. Prenda-as com os velcros da roupa específicos para isso.

6- Não tire nada do meio ambiente que você está visitando. A melhor lembrança que você pode levar é a experiência. Fotos submarinas são uma excelente opção para guardar esta experiência.

7- Lembre-se de que cada organismo tem uma função específica nesse ecossistema. Se algum organismo for retirado, é possível que haja um desequilíbrio.

8- Não compre corais, conchas ou qualquer outro elemento do fundo do mar para não estimular um comércio que desequilibra o meio ambiente

Bibliografia:
 
 
Autor: Açores

Sem comentários:

Enviar um comentário