quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Windsurf


Técnicas:

Introdução
Navegar nas ondas é o sonho de grande parte dos windsurfistas, no entanto

a"grande" dificuldade de passar a zona de rebentação faz com que essa possibilidade pertença a apenas uma pequena parte dos mesmos. Estes parágrafos não substituem uma aula de iniciação às ondas, mas ajudam a desmistificar um conjunto de factores que nos permitem ajudar a passar as mesmas. Em primeiro lugar para velejar nas ondas (passar a zona de rebentação) temos que saber fazer, ou beachstart ou waterstart. Se as ondas forem muito pequenas e rebentarem só onde exista "pé", basta-nos saber fazer o beachstart.

Execução
Para entramos no mar com ondas devemos ter em atenção que o equipamento esteja em boas condições de forma a poder resistir aos impactos. Escolher o local onde a rebentação tenha menos força e onde o vento seja mais forte e constante. Segurar no conjunto vela + prancha e suspendê-lo no ar, com auxilio do vento, avançar e largar apenas a prancha na água. Convém que a profundidade seja pouca para limpar a areia da retranca (se for necessário) e aguardar pela melhor oportunidade de sair. A saída para a água deve ser feita através de Beachstart ou waterstart e apenas quando o vento tiver força suficiente para vencer as ondas e quando as mesmas estiverem menores. Se durante a saída verificarmos que não conseguiremos passar as ondas maiores, deveremos voltar para trás. Nunca devemos hesitar e na dúvida regressamos para a praia onde podemos descansar e recuperar as forças.

Para voltar atrás antes de sair a zona de rebentação devemos cambar (chiken-jibe) tendo em conta que esta tem que ser feita de forma rápida no intervalo das ondas. Sempre que velejamos no mar com ondas, pode existir a possibilidade de passar espumas, umas pequenas e outras grandes, de ondas já rebentadas. Para o fazermos devemos sincronizar o caçar da vela com a colocação do nosso peso na perna de trás para que a prancha consiga subir a espuma. Assim que subirmos, deveremos colocar o peso na perna da frente e folgar de forma a ficarmos em equilíbrio do lado de fora da espuma. Uma vez passada a zona de rebentação, podemos escolher velejar lá fora ou então vir às ondas com o objectivo de surfar.Quando ao passarmos uma onda, formos derrubados, devemos manter sempre a calma. Se possível, não devemos largar o equipamento. Se tivermos com pouca profundidade tiramos a vela da água e fazemos beachstart. Se tivermos numa zona mais profunda deveremos preparar a vela para o waterstart. Ao fazê-lo, devemos fazer para a praia, pois só ai é que poderemos descansar e recuperar a força e tentar de novo. Se o vento não tiver força suficiente para nos levantar devemos manter a posição do waterstart e aguardar que estejamos numa zona pouco profunda.


Para voltar à praia é preciso ter tranquilidade. Devemos vir a velejar até que a prancha quase toque na areia. Nessa altura desmontamos mantendo a vela, sempre fora de água. Sempre colocados pela popa empurramos a prancha para a areia com a ajuda das ondas até termos pouca água. Assim que possível podemos passar as mãos para o mastro. Para que a vela não toque na água colocarmo-nos de costas para o vento. Quando tivermos pouca água segurar com a mão de trás no foot-strap de trás e voltarmo-nos completamente de costas para o vento de maneira que a vela rode para o outro lado. Esta manobra deve ser feita sempre a caminhar para terra de forma a ficarmos completamente em seco.


Por: Lino Mucambe

Sem comentários:

Enviar um comentário