quinta-feira, 26 de novembro de 2009

COMO ESCOLHER CORRECTAMENTE UMA BTT

Está a pensar comprar uma bicicleta nova e tem dúvidas em relação à BTT que vai adquirir? Agora que estamos na Primavera e muitas pessoas aproveitam o bom tempo para fazerem os passeio numa nova bicicleta, aqui ficam alguns conselhos que devem ser levados em conta no momento da compra.

A bicicleta deve ser escolhida em função da finalidade que lhe pretendemos dar. Se o objectivo é fazer calmamente passeios esporádicos em caminhos pouco acidentados ou em percursos asfaltados, não precisa de fazer um grande investimento numa bicicleta com alta tecnologia, até porque muito provavelmente não vai tirar partido das características de uma bicicleta desse tipo.

Pelo contrário, se procura emoções fortes ao guiador de uma BTT ou pretende iniciar-se na competição deve adquirir uma bicicleta robusta, leve e fiável. E isso tem o seu preço!

O mundo do BTT gira à volta da alta tecnologia. Estão sempre a aparecer novidades no mercado. Para não comprar gato por lebre, passe por uma loja da especialidade. Essas lojas têm pessoal especializado e entendido que lhe tiram todas as dúvidas. Depois de esclarecidas as dúvidas fica ao seu critério que BTT comprar.

No BTT existem 4 grandes modalidades: Cross Country (CC), Down Hill (DH), Free Ride(FR) e Dual(DL). As bicicletas têm características muito próprias, em função da modalidade para que foram criadas. Uma bicicleta de CC deve ser leve e tradicionalmente tem suspensão apenas na roda da frente. Este é o modelo mais utilizado pelo bttista comum. As bicicletas de DH têm suspensões muito desenvolvidas em ambas as rodas, assim como mudanças pensadas para as grandes descidas a altas velocidades. Nestas bicicletas é quase impossível fazer subidas. As bicicletas de FR são uma mistura de CC e DH. São bicicletas pensadas para o gozo das grandes descidas e permitem também fazer subidas sem dificuldades. São muito confortáveis, porque têm suspensão em ambas as rodas. As bicicletas de DL, surgiram mais recentemente e são utilizadas em percursos específicos: curtos, sinuosos e com muitos saltos. As largadas são dadas com dois ciclistas a partirem ao mesmo tempo (daí o nome de dual).

Uma escolha adequada da bicicleta é essencial como garantia de conforto e segurança. Por isso a bicicleta deve responder às características específicas de cada pessoa. As bicicletas demasiadamente altas ou baixas em relação à estatura do condutor, podem causar desconforto. A medida ideal de um bicicleta depende, pois, da altura da mesma em relação à pessoa que a utiliza.

Sem comentários:

Enviar um comentário