quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Travessia Marão

No âmbito da disciplina de Desportos de Aventura em Meio Terrestre realizamos uma caminhada na Serra do Marão.
Esta actividade decorreu no dia 29 e 30 de Outubro e foi organizada pelo Professor Luís Quaresma, na qual participaram todos os elementos inscritos na disciplina, mais um elemento vindo da República Checa que está connosco através do programa Erasmus.
O ponto de concentração foi na UTAD, daí saímos de carro até à aldeia da Ermida onde teve início o percurso pedestre.
O almoço foi realizado a poucas centenas de metros da aldeia de Ferraria onde cada um comeu as sandes que tinha levado.
O objectivo era chegar ao abrigo de montanha do Marão ainda com sol para ser mais fácil montar as tendas onde passamos a noite. Com muito custo esse objectivo foi bem concebido pois chegamos ao abriga ainda o sol nao tinha desaparecido.
Para o jantar organizamo-nos em 3 grupos, um eram as 3 raparigas os outros dois grupos eram os rapazes. A ementa foi ao gosto do grupo, por exemplo o meu grupo fez massa com salsichas e presunto, julgo que não era pela grande fome que tinhamos mas o jantar até estava bastante bom.
Após o jantar sem televisão ou cartas, ao frio e ao relento da noite ficamos a desfrutar da paisagem. Dali víamos a cidade de Vila Real e várias aldeias com a todas as luzinhas, era um espectáculo maravilhoso. Valeu a pena!!!!
Ainda era cedo quando nos retiramos até às tendas para repormos as energias, pois afinal no dia mal amanhecesse tínhamos uma caminhada a realizar.
Após a noite bem dormida em tendas deparamos com uma imagem ainda mais espectacular que as luzinhas da noite, “as nuvens” estavam a uma altitude inferior à nossa.
Pouco a pouco o grupo foi acordando, uns mais alegres outros nem por isso, mas todos com energia para encararmos a descida.
Depois do pequeno-almoço começamos a desmontar as tendas e quando estava tudo pronto e sem nada para trás demos início à descida de regresso à “civilização”. A caminhada fez-se sempre na companhia de um sol encoberto e um grande nevoeiro que se instalou em toda a Serra do Marão.
Foram dois dias bastante preenchidos, cansativos mas com um resultado bastante positivo. O grupo descobriu que afinal descer não é tão fácil como parece e também que aqui mesmo ao lado à umas paisagens que são um verdadeiro espectáculo.
José Nogueira

Sem comentários:

Enviar um comentário