quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Carvenas

Caverna é o termo que define qualquer cavidade natural penetrável pelo homem, com uma ou mais entradas, seja seca, total ou parcialmente tomada por água, horizontal ou não, com ou sem região afótica, incluindo o ambiente interno, os ecossistemas, o seu conteúdo mineralógico, arqueológico e paleontológico e a rocha na qual se desenvolve


Formação das Cavernas

A origem das cavernas ainda é uma questão controvertida. É provável que numerosas cavernas tenham sido originadas pela dissolução e abrasão causada pelos movimentos das águas subterrâneas, enquanto outras surgiram por causa dos desmoronamentos de partes do teto ou pelo abatimento de assoalhados que recobriram galerias inferiores. Outra possibilidade é o surgimento que ocorre ao nível do lençol freático ou abaixo dele.

A água penetra no calcário através das fracturas e depressões e, se ainda contém dióxido de carbono em quantidades suficientes, vai dissolvendo a rocha em sua percolação.

O movimento da água nos calcários é controlado pelas variações litológicas e pelas linhas de falha e de fractura. A respeito da circulação da água subterrânea, pode-se distinguir duas zonas:
Zona superior, ou zona vadosa, a água circula livremente e de modo rápido,
Zona inferior, ou zona freática, a água circula sob pressão hidrostática e todas as fissuras e juntas estão preenchidas.
Em ambas as zonas, a água tende a colectar-se em canais bem definidos e a movimentar-se como um sistema subterrâneo. A solução e a abrasão são os processos básicos na formação de cavernas.


Classificação das Cavernas


Cavernas
Define as cavidades subterrâneas penetráveis pelo homem, formadas por processos naturais, independentemente do tipo de rocha encaixante ou de suas dimensões, incluindo seu ambiente, seu conteúdo mineral e hídrico, as comunidades animais e vegetais ali abrigadas e o corpo rochoso onde se inserem.

Grutas
São as cavernas com desenvolvimento predominantemente horizontal.

Abrigos sob rocha
Cavidades pouco profundas, abertas largamente em paredes rochosas, que sirvam de abrigo contra intempéries.

Tocas
Cavidades intermediárias entre os abrigos sob rocha e as grutas, cujo desenvolvimento não atinja os 20m necessários para a sua classificação.

Abismo ou algar
São as cavernas predominantemente verticais, com desnível igual ou superior a 10m.

Clarabóias
Depressões fechadas, circulares, em geral mais largas que profundas, formadas por dissolução das superfícies rochosas ou por abatimentos gerados por dissolução de rochas em profundidade.


Conservação das Cavernas

Conservar uma caverna é manter suas características próprias inalteradas, de modo a modificar o menos possível o ambiente.
Uma caverna não é um simples túnel escavado entre rochas, vazio e escuro. O seu ambiente, assim como suas formas de vida estão intimamente ligados ao meio externo que a circunda. Por isso, qualquer alteração na superfície reflete diretamente no mundo subterrâneo.
A poluição das águas, por exemplo, nociva em qualquer circunstância, tem efeitos muito graves quando elas percorrem o interior de uma caverna. Um rio poluído pode comprometer toda a manifestação biológica. Não é admissível que dejetos industriais, minerais ou domésticos, sejam lançados em cursos de água que venham se tornar subterrâneos.O desmatamento, além de descaracterizar o contorno regional, poderá também influenciar de maneira direta sobre a caverna, pois a destruição do revestimento vegetal poderá dar início a desmoronamentos e deslizamentos de terra, que irão de uma forma ou de outra interceptar ou desviar o leito original do rio na caverna.

Cuidados em Cavernas

Para sua segurança e para a preservação das cavernas, são necessários alguns cuidados fundamentais durante a visitação.
Nunca entre numa caverna sozinho.

Tranquilidade é fundamental. Mesmo numa situação onde tudo parece errado, é importante manter o controlo.

Respeite os seus limites e tenha certeza que eles devem ser diferentes nas outras pessoas.

Evite levar coisas desnecessárias para a gruta. Programe sua visita e actividades levando somente o essencial. Logicamente deve estar incluída na "bagagem" uma reserva de iluminação (pilhas e/ou carbureto), roupas secas (no caso de permanências mais prolongadas), saco para lixo, água e alimento.

A roupa deve ser leve e folgada, permitindo uma ampla movimentação mesmo quando molhada. O calçado deve ter um solado anti-derrapante e o uso de capacete é fundamental.

A iluminação é básica para que a pessoa se sinta segura. O ideal é que ela esteja fixa no capacete deixando as mãos livres. Caso ainda não a tenha, use a lanterna presa por uma alça.

Cuidado especial deve ser dado às grutas com água. Além das dificuldades evidentes em se transpor um trecho alagado com roupa e mochila, a água exige outras precauções devido a perda acelerada de calor, embalagem de roupas, alimento e carbureto etc.

Não retire ou quebre nada nas cavernas, tomando cuidado especial com as formações.

Não fume no interior da caverna, pois a fumaça é prejudicial a este delicado ambiente.

Respeite a fauna cavernícola, apenas observando-a.

Mantenha a caverna limpa. Traga de volta todo o seu lixo (orgânico ou inorgânico), apanhe também o lixo que encontrar pelo caminho e deposite-o nos latões no exterior das cavernas.

Conheça as técnicas básicas de navegação, primeiros socorros e alpinismo. As cavernas apresentam obstáculos naturais. Não se arrisque, assim como não exponha pessoas inexperientes e sem preparo físico a situações de risco.

Caso se perca, não entre em pânico. Fique parado e aguarde auxílio.

Se nunca visitou o local procure saber detalhes com pessoas experientes antes de iniciar o percurso.

Calcule o tempo que pretende ficar no interior da caverna.

Selecione e prepare com antecedência todo equipamento que pretende levar.


Bibliografia:

http://www.mochileiros.com/botuvera-cavernas-perguntas-e-respostas-t12786.html


http://www.physis.org.br/ecouc/Artigos/Artigo24.pdf


http://www.bambui.org.br/espeleo/main_espeleologia_equipamentos.htm#11

Autor: Suse

Sem comentários:

Enviar um comentário