quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Furo - Troca rápida

É do conhecimento comum que nas corridas de bicicleta, o tempo é muito precioso. O que pouca gente sabe é como trocar um pneu o mais rápido possível.
Nas provas de ciclismo, a troca do pneu furado esta a cargo dos técnicos que cada equipa tem, no entanto, no BTT a troca e da responsabilidade do praticante.
Marcio Ravelli, 10 vezes campeão brasileiro de BTT é bastante experiente e rápido em trocas de câmara de ar sendo capaz de substituir uma em 50 segundos. No ciclismo, uma roda dianteira é trocada em 10 segundos, contando a desaceleração e a posterior aceleração.

Uma vez que no BTT o terreno é bastante acidentado, a possibilidade de ocorrer um furo está sempre presente, e dada a extrema importância do tempo, saber trocar uma câmara de ar furada o mais rápido possível é de extrema importância.

Como trocar uma câmara de ar furada rapidamente passo a passo

Leve consigo uma câmara de ar nova, dobrada e se possível ligeiramente cheia.
No caso de furo,deve parar imediatamente num local limpo e seguro. Se o pneu furado for o traseiro, deve colocar a mudança no carreto mais pequeno para ser mais fácil retirar a roda.
De seguida deve abrir o aperto da roda, soltar o cabo do V-Brake e retirar rapidamente a roda. Com a ajuda da espátula, retire um lado do pneu, retire a câmara furada e guarde-a.
Encaixe o bico da câmara de ar nova no local correto e a seguir instale-a dentro do pneu. Com as mãos encaixe as bordas do pneu no aro . Evite usar as espátulas para o fazer.
Após o pneu estar todo encaixado no aro, encaixe a bomba de ar ou CO2 e acione o gatilho.
Com o pneu cheio, coloque d enovo a roda na bicicleta e encaixe o cabo do V-Brake.
Por último verifique se a roda gira livremente, guarde as ferramentas e está pronto para montar a bicicleta e prosseguir no percurso.


A parte de todo este processo, a rapidez do mesmo é também influênciada pela experiência do praticante.

Para um conhecimento geral sobre os termos específicos das diferentes partes/acessórios da bicicleta clique nos links abaixo.
http://www.projectobtt.com/index.php?option=com_smf&Itemid=32&topic=8047.0

http://bttemportugal.blogspot.com/2007/10/dicionario-de-btt.html

http://www.bicicletasbtt.com/wp-content/uploads/2009/05/btt-parts-peq.jpg


Bibliografia:
http://www.projectobtt.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário