Como se faz?
Usam-se os dois travões, dianteiro e traseiro. É um erro usar somente um, salvo em circunstâncias especiais, como quando nos movemos em pisos pouco aderentes, aí podes usar só o travão traseiro.
• Leva sempre um dos dedos na manete de cada travão, assim o tempo de reacção é menor.
• Pouco antes de começar a travagem, coloca o teu peso atrás movimentando o corpo, estendendo os braços e baixando o centro de gravidade.
• Começa a accionar os dois travões à medida que vais movimentando o corpo para trás.
Exame prático
Faz uma marca no solo, chega até ela a 15 km/h e começa a travar ao passar sobre a marca. 0 objectivo é travar na menor distância possível. Faz 10 tentativas como aquecimento, experimentando várias posições e em cada travagem deixa o bidon exactamente onde paraste completamente, na zona do eixo da roda dianteira. Faz 5 tentativas e tenta deixar o bidon o mais perto possível da marca. Se não tens conta-quilómetros coloca o prato médio e um carreto intermédio e utiliza a cadência máxima para tentar estandardizar a velocidade em cada tentativa.
Estás aprovado?
Menos de 2,5m -» Espectacular
De 2,5 a 3m -> Notável
De 3 a 4m -» Bom
De 4 a 5m -» Suficiente
Mais de 5m -> Insuficiente
Bibliografia:
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