Um dos aspectos fundamentais no BTT é o equilíbrio, a redistribuição do peso em cima da bicicleta, quer seja em descidas, subidas ou quando estamos quase parados.
Para nos equilibrar-mos quase parados, é essencial flectir um pouco as pernas, tentar mantermo-nos no centro da bicicleta e ir travando e pedalando aos poucos, para que a bicicleta se vá movimentando ligeiramente. Esta técnica é importante quando temos que quase parar, para ver qual o trajecto a seguir sem por os pés no chão.
Para nos equilibrar-mos quase parados, é essencial flectir um pouco as pernas, tentar mantermo-nos no centro da bicicleta e ir travando e pedalando aos poucos, para que a bicicleta se vá movimentando ligeiramente. Esta técnica é importante quando temos que quase parar, para ver qual o trajecto a seguir sem por os pés no chão.
A descer, devemo-nos colocar em pé e se a descida for acentuada colocar o nosso peso sobre a roda traseira, as pernas e braços devem estar também flectidos, os pedais devem ir paralelos, devemos manter a inércia, não travando bruscamente mas sim continua e suavemente. Devemos olhar sempre em frente e tentar manter uma trajectória recta, especialmente se for em pisos escorregadios.
A subir, devemos colocar o peso mais a frente para evitar levantar a roda da frente, mas sentados para manter a tracção da roda traseira. Se o percurso assim o exigir, levante-se e e pedale em pé, mas tentando manter uma trajectória rectilínea. Se a roda traseira começar a patinar, baixe o peito em direcção ao avanço do guiador.
Ao curvar, deve-se colocar o peso para a perna exterior a curva, tendo sempre a perna esticada
Ao curvar, deve-se colocar o peso para a perna exterior a curva, tendo sempre a perna esticada
Uma técnica importante do BTT é o "Bunny hop", que significa salto de coelho, que nos permite ultrapassar obstáculos sem desmontar da bicicleta. Este exercício é mais fácil de realizar se tiver pedais automáticos. Levante-se, puxe o guiador para cima elevando a roda da frente. Depois é só elevar a roda traseira puxando os pedais para cima e aterrar com as duas rodas ao memo tempo ou primeiro com a de trás flectindo um pouco as pernas e braços. Se o salto for grande, pode corrigir a posição da bicicleta, colocando o corpo mais à frente ou mais atrás.
Por fim, em terrenos com raízes, lama, pedras soltas ou areia, tente não fazer mudanças de direcção violentas.
Por fim, em terrenos com raízes, lama, pedras soltas ou areia, tente não fazer mudanças de direcção violentas.
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