Iniciação á Prática de Esqui
A iniciação, solicitando o contacto com um novo tipo de material e a relação com um contexto diferente, isto é, por um lado a utilização de uns esquis e batons e por outro uma nova forma de deslocamento num terreno com características pouco estáveis. Estes dados, diferentes dos que o aluno já automatizou, são novos para quem inicia a actividade pelo que requerem uma integração e adaptação permanente.
Nesta fase, devemos ter alguns cuidados organizativos de modo a que seja facilitada a gestão do grupo. Algumas orientações devem então ser seguidas, tais como:
• antes de se proceder à colocação dos esquis, os alunos devem ser enquadrados em subgrupos com os respectivos orientadores;
• de seguida, os orientadores devem levar os grupos para locais de pequena inclinação, onde não atrapalhe o funcionamento das pistas nem as pessoas que vão para o tele-esqui ou para a casa do equipamento. Esse local, também não deve ter rochas, vegetação, etc.;
• a seguir a essa inclinação, o terreno deve ser plano ou um pouco a subir para eles não saírem muito daí, devido a não saberem ainda controlar os esquis.
• pôr os esquis e manter-se no mesmo local. Dar a noção de linha de maior declive e informar que, se os esquis estão paralelos à descida ganham uma velocidade superior e, se estes ficarem perpendiculares à linha de maior declive normalmente não se deslocarão em nenhum sentido;
• informar que, o objectivo é subir até um determinado ponto dessa pequena inclinação e depois vir para baixo, começando a adquirir o que é uma primeira experiência da prática do esqui, das suas dificuldades e sensações;
• solicitar junto dos alunos uma estratégia para subir (deslocamento dos esquis perpendicular à linha de maior declive) e uma estratégia para descer controlando a velocidade.
Problemas que poderão aparecer nesta primeira fase:
• cruzamento dos esquis;
• mecanismos de aperto (aluno queixa-se ou está constantemente a mexer na bota por estar muito apertada);
• utilização excessiva dos batons;
• olhar para os esquis e não para a frente;
• corpo inclinado para a frente.
Possíveis medidas a tomar para corrigir estes problemas:
• tirar os batons;
• verificar se as botas estão muito apertadas (afinação) ou se o número utilizado não é o adequado (neste caso, efectuar troca se necessário);
• aumentar o tempo de experiência com os esquis.
Bibliografia:
esqui.no.sapo.pt/int.pdf
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
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