sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

           Os 10 mandamentos que devem orientarem os mergulhadores na conservação do reino das águas


1º - Evite contacto com organismos frágeis – embora pareçam pedras ou plantas, muitos organismos aquáticos são na verdade animais, e muito frágeis. Um toque da mão do mergulhador pode destruí-los. Assim, é melhor não encostar em espécie delicadas, como os corais.
2º - Prenda bem os equipamentos para mergulhar – mantenha os equipamentos seguros, para que não escapem e se transformem em entulho.
3º - Actualize seus conhecimentos para conservar suas habilidades – se você não mergulha há tempos, verifique se as suas habilidades, principalmente controle de flutuabilidade, permanecem inalteradas. Estando inseguro quanto a elas, passe a frequentar um curso de actualização para mergulhadores.
4º - Saiba que sua visita à vida aquática pode trazer problemas – muitas vezes, ao contar tantos organismos, o mergulhador fica tentado a tocar e até dar comida a eles. Esta acção pode causar stress aos animais, introduzir alimentos nocivos e provocar comportamento agressivo em espécies normalmente calmas.
5º - Respeite o reino aquático – diversas criaturas subaquáticas só ficam visíveis em meio a plantas ou objectos. Usá-las como brinquedos ou comida para outros animais irá quebrar o eco sistema local.
6º - Resista à tentação de trazer lembranças – coleccionadores de espécies, corais e conchas podem "despir" algumas áreas de seu fascínio. Se você quer levar recordações de seu mergulho, é melhor praticar fotografia subaquática.
7º - Obedeça às regras da pesca submarina – os entusiastas do desporto devem tirar licença e conhecer as regras de cada ponto de mergulho, que são elaborados para garantir a reprodução e sobrevivência dos animais.
8º - Sempre comunique distúrbios ambientais – avistando qualquer depreciação do ambiente aquático, informe às autoridades.
9º - Seja um modelo para mergulhadores – como um mergulhador consciente, você deve saber que jogar lixo na água destrói a natureza. Seja o primeiro a dar exemplo em casos como esse.
10º - Envolva-se em actividades ambientais locais – suas acções tem influência no lugar onde mergulha. Oriente os companheiros sobre como descer ao fundo sem prejudicar a natureza.


Autor: Açores


Sem comentários:

Enviar um comentário