quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

CUIDADOS COM O EQUIPAMENTO DE RAFTING

CUIDADOS COM O EQUIPAMENTO DE RAFTING
Cuidando bem, o quipamento dura mais e o atleta não corre riscos

Existem certos cuidados que devem ser tomados com o equipamento para garantir a segurança e a diversão na prática do esporte. No transporte não arraste o bote, carregue-o para evitar desgaste e sujeira, e não coloque equipamentos pesados apoiados no fundo do bote.
Não entre na embarcação com os pés ou equipamentos sujos, e fique sempre atento à pressão: não coloque na água um bote murcho ou muito cheio. Tome cuidado em dias de sol, pois a pressão aumenta muito.
Para preservar o material do bote, ancore em local onde ele não fique batendo ou arrastando na margem e evite deixar o bote no sol, pois os raios UV são muito prejudiciais. Armazene em local sombreado e ventilado, com o botes semi inflado e limpo com água. Caso não haja espaço, esvazie o bote lentamente e dobre em três – totalmente seco –, depois enrole e amarre com uma fita, corda ou o cabo do bote.
Caso o bote rasgue, deve-se fazer um remendo utilizando cola, solvente e tecido igual ao do bote (saiba mais no especial sobre remendos). Certifique-se de que o tecido do equipamento não esteja muito desgastado a ponto de apresentar riscos.
Depois de um tempo de uso, as válvulas podem começar a vazar. Para evitar que isso aconteça, faça a manutenção preventiva. Usando uma ferramenta própria ou um alicate grande, retire a válvula e lave bem. Lubrifique com vaselina e recoloque, certificando-se de que está bem apertada.
O salva-vidas é item obrigatório e podem durar muito tempo se bem cuidado. Use-o durante toda a prática do rafting. Lave depois do uso e deixe secar em local arejado com sombra. A bomba também deve estar sempre limpa e lubrificada com graxa a prova d’água ou vaselina.

http://www.gazetaadventure.com.br/notas.php?id_nota=158&v_sub=

Sem comentários:

Enviar um comentário