quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Primeiros km do ano - BTT


Com o começo da primavera, são muitos os que tiram a bicicleta da garagem e se disponibilizam para fazer os primeiros quilómetros do ano.
Certamente que a inactividade própria do Inverno deixou alguns quilos a mais e um estado de forma muito baixo. Nestas circunstâncias, recuperar a condição física que permita disfrutar mais um ano de BTT, deve ser um processo simples mas apropriado… não podes começar uma casa pelo telhado.
Se respeitares certos aspectos e conselhos a seguir apresentados, poderás recuperar a pedalada sem a necessidade de passar momentos “aflitivos” e desnecessários com a tua bicicleta.


1 – Que tudo esteja a postos!
Este é o melhor momento para modificar certos componentes da tua bicicleta, caso estejas a pensar fazê-lo. Um guiador elevado ou plano, adiantar ou retrasar o selim… o teu corpo ainda não está acostumado a nenhuma posição concreta, pois à meses que não se anda de bicicleta regularmente, de modo que qualquer alteração de posição afectará menos agora que noutra altura do ano.


2 – Mais vale sozinho que mal acompanhado!
Se os companheiros habituais de "passeio" já têm mais quilómetros, e logicamente estão mais fortes, é recomendável que optar por ir sozinho nas primeiras saídas. Quando a condição física é baixa, é fácil de cair no erro de realizar um esforço demasiado intenso na tentativa de não ficar para trás.
Quando se sentir em forma, sempre consciente das suas capacidades e possibilidades, começa a sair em grupo e desfrutar muito mais das sessões de BTT.


3 – Passo a passo.
Se organismo esteve habituado a fazer muito pouco esforço durante o Inverno não se deve submeter o mesmo a esforços muito intensos nas primeiras saídas do ano, caso contrário, além de “sofrer” em cima da bike, não conseguirá melhorar o teu rendimento, pois o corpo não está preparado para suportar tamanho esforço.
O mais apropriado é ir gradualmente, aumentando o esforço progressivamente:
- Duração: ao princípio as saídas podem ser de apenas 45, 60 minutos se não se encontra muito em forma, para, progressivamente aumentar a duração. Isto permitirá fazer várias horas num dia, quando estiver em plena forma.
- Dificuldade: numa altura em que as forças ainda não abundam, deve escolher trilhos suaves, com muito pouco desnível, e rodar a um ritmo cómodo. À medida que as semanas passem e se encontre melhor, começe a rolar em trilhos mais duros e com maior desnível. Por fim, se assim o entender, incremente um ritmo maior nas tuas saídas.


4 – Actividades complementares.
O ginásio é uma boa alternativa caso não tenha oportunidade de rolar durante a semana. A melhoria da forma física será mais rápida, caso possa frequentar o ginásio pelo menos duas vezes por semana. Poderá realizar exercícios de carácter cardiovascular, que aumentarão a resistência, aumentar o volume muscular e a força, que ajudarão a suportar melhor o esforço e reduzir possíveis incómodos que possam aparecer nas costas quando se pedala por muito tempo.
Outra possibilidade é a de correr pelo menos duas vezes por semana. É suficiente fazer sessões de 35, 40 minutos a uma intensidade moderada, quer para manter força das suas pernas, quer para manter a resistência cardiovascular. Lembra-se que é preferível correr sobre terra que asfalto pois o impacto sobre as tuas articulações e costas é muito menor, reduzindo a possibilidade de lesões.


5 – Relaxa-se!

Nesta época do ano em que realiza as primeiras saídas do ano, a fadiga e tensão muscular é muito maior do que quando se encointra em forma, portanto, é importante fazer alongamentos depois das saídas de bicicleta, quer para relaxar, quer para facilitar a recuperação dos músculos.


6 – Alimenta-se.
Deve ter em conta que em baixo estado de forma física, os depósitos de energia que utiliza para andar de bike são muito mais escassos que se estiver em forma (os depósitos de glicogénio podem reduzir 50%!). Perante tal situação, nesta altura do ano será ainda mais necessário ingerir alimentos líquidos e sólidos durante as suas saídas maiores, para que as reservas energéticas nunca se esgotem.


Aparte de todas estas dicas, e uma vez que o BTT é uma modalidade que pode ser praticada durante todo o ano, a melhor solução para nunca perder a sua forma física é pedalar regularmente ao longo do ano, ainda que sejam menos vezes que em tempos primaveris.

Sem comentários:

Enviar um comentário