sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Que Material Preciso?

Que Material Preciso?


ESQUIS

São os esquis que lhe permitirão deslizar sobre a neve, por isso, é importante que escolha o par certo, que fará com que sinta que fazem parte do seu corpo.

O par errado de esquis pode ser bastante traiçoeiro!
Dedique algum tempo à selecção dos seus esquis e esforce-se por encontrar o par de esquis ideal para si, que se adequo ao seu estilo e necessidades.

Os esquis dividem-se em três partes: espátula, patim e tálon. São estreitos e, na parte da frente, apresentam uma forte inclinação para facilitar o deslizamento e amortizar o choque com obstáculos.


Há vários tipos de esquis, classificados de acordo com a sua utilização:

Esquis de Turismo: ideais para principiantes, são esquis que permitem viragens fáceis a velocidades reduzidas. São perfeitos para pistas verdes e azuis.

Esquis de Sport: em relação aos anteriores, têm maior precisão e estabilidade. Permitem deslizar rapidamente sobre a neve em condições não tão boas. Adequados para esquiadores de nível avançado.

Esquis de Competição: Esquis adequados para esquiadores de nível muito avançado. São precisos, rápidos e de alta performance.

Destinam-se a uma de cinco especialidades diferentes, cujas iniciais estão incluídas na designação dos esquis:
S - Slalom
GS - Slalom Gigante
SG - Super Gigante
DH - Descida Hiper
V - Velocidade Pura

Esquis Especiais: esquis apropriados para várias formas de esquiar e que requerem um equipamento específico para todos os níveis.
Esquis Infantis: como o próprio nome indica, destinam-se a crianças. São mais leves e flexíveis do que os dos adultos, embora de acabamento semelhante.

Quando tiver decidido que tipo de esqui praticará, terá de escolher o comprimento dos esquis. Enquanto adulto principiante, deverá começar com uns esquis entre os 150 e 170 cm. Como objectivo, deverá aspirar a esquis com mais 20 cm do que a sua altura.
Um pouco mais compridos se gostar de velocidade e um pouco mais curto de preferir facilidade nas viragens.
Os esquis têm evoluído bastante e cada vez mais se usam esquis mais curtos. Até os esquis de competição são mais curtos!
De forma geral, colocando os esquis ao alto, estes devem atingir uma altura algures entre a testa e o nariz. De qualquer forma, considere o tipo de esqui que deseja praticar, o seu nível e peso!
Se for principiante ou tiver pouca experiência, então prefira uns esquis mais curtos - mais fáceis de controlar e de efectuar os movimentos de viragem.
Se pretender esquiar árdua e rapidamente, virar pouco e ter maior estabilidade, opte por esquis mais longos.

É muito importante que leve em conta o seu nível como esquiador na selecção dos seus esquis:

Principiante ou Intermédio: Deverá sentir-se confortável nas pistas verdes ou azuis e ocasionalmente nas vermelhas. Condições de gelo poderão causar-lhe problemas.
Avançado: Poderá esquiar em toda a montanha, mas com certeza que as condições meteorológicas e de neve o afectarão. Lamentar-se-á se tentar melhorar a sua técnica fora-de-pista e à custa de colisões. Neste caso, sentirá necessidade que os seus esquis tenham alta precisão.
Experts: Se está à procura de corridas difíceis, se consegue efectuar todo o tipo de movimentos deve procurar esquis que proporcionem estabilidade e alta velocidade. Poderá resistir às condições de neve e meteorológicas, assim como às colisões e fora-de-pista.

Basicamente, deverá procurar nos esquis as seguintes características:

• Facilidade nas viragens
• Edge Grip
• Estabilidade em velocidade
• Forma
• Absorção das vibrações
• Versatilidade em todas as condições
• Precisão
• Leveza
• Cor e gráficos

BOTAS

O que procura numa bota de esqui? Em primeiro lugar, que seja confortável.
Usará as botas cerca de sete horas por dia, durante as suas férias.
Em segundo lugar, a bota será a ligação entre si e a neve, logo, deverá ser suficientemente rígida lateralmente para transmitir os movimentos das suas pernas e torná-los em movimentos de esqui. Deverá também permitir que o esquiador tenha flexibilidade suficiente nas ancas.
As botas deverão manter os seus pés firmemente no lugar, sem margem para folgas!

Há dois tipos de botas:

Botas de entrada superior: óptima precisão e controlo.

Botas de entrada posterior: oferecem maior conforto e facilidade de fixação. Apropriadas para principiantes.

Para identificar as botas, relativamente aos esquis, usam-se as seguintes iniciais:

L - Botas de turismo ou principiante
A - Botas de sport
S - Botas de competição
Seleccione um modelo apropriado ao seu nível como esquiador, ou para o nível que espera atingir em dois anos.
Mas antes de fazer a sua escolha, experimente bastantes!
Assegure-se que usa as botas tempo suficiente para averiguar como se sente, antes de as comprar ou alugar.

BATONS

A sua função é ajudar o esquiador a caminhar e manter o equilíbrio. São constituídos por um cabo, um punho de apoio e um basket.
O que os distingue é o comprimento, a forma e o punho de apoio.
Normalmente, o cabo é de um metal leve, como alumínio, ou de outros materiais compostos, mais leves e também mais caros.
Para testar o comprimento, segure o baton e agarre-o pelo punho de apoio. O seu antebraço deverá estar na horizontal quando estiver com os joelhos ligeiramente flectidos.



FIXAÇÕES

A nível de segurança, as fixações são a parte mais importante do equipamento. A sua função é fixar as botas aos skis de forma firme e ainda ter sensibilidade suficiente para não exercer demasiada pressão sobre a perna e para libertar em caso de queda.
Devem ter elasticidade suficiente para puxar de novo a bota ao centro se houver um deslizamento da bota face ao esqui.

A maioria das fixações é constituída por três componentes: calcanhar de reforço, biqueira e um travão. O calcanhar de reforço e a biqueira podem ou não ser uma peça única.


COMPRAR OU ALUGAR O EQUIPAMENTO?

ESQUIS

Se vai pela primeira vez passar as suas férias na neve, não compre skis, alugue. Não sabe se se tornará fã do desporto e poderá estar a precipitar-se. Primeiro experimente e escolha o tipo de esqui de que pretende praticar.
Se já tiver alguma experiência e se pretender continuar a praticar este desporto, então sim, considere comprar uns skis. Nesta fase, já será capaz de seleccionar os esquis que mais lhe convêm.

Se alugar os esquis, não se esqueça de:

Ser sincero em relação à sua experiência e capacidade de esquiar!
Informar os colaboradores da loja sobre o seu peso, altura e qual o tipo de esqui que pretende praticar: é importante para a selecção dos esquis e das fixações
Se aconselhar com o seu instrutor (caso opte pelas aulas de Esqui)
Verificar as condições dos esquis: confirme se as pontas estão polidas e que a base está encerada.
Efectuar a reserva com a maior antecedência possível. Em alturas de grande afluência de turistas, a escolha pode ser mais limitada
Estar atento para não perder os esquis. Tente memorizar o número de série, gravado na frente dos mesmos
Verificar se o seguro de viagem cobrem o aluguer dos skis. Pode acontecer serem roubados ou sofrerem danos, mesmo com boas condições. Se o seu seguro de viagem não cobrir o aluguer dos esquis, verifique se o pode fazer na própria loja
Levar cartão de crédito. Será necessário para o depósito do equipamento que alugar

Se vai comprar uns esquis, não deixe de:
Procurar informações e ler sobre os esquis que pretende. Se possível, pergunte a opinião a um instrutor e quais as suas recomendações
Verificar se os esquis têm garantia de devolução e em que casos
Se possível, testar os esquis antes de comprar (algumas lojas permitem fazê-lo)

Assegurar que as fixações estão em boas condições antes de deixar a loja. As normas DIN devem ser adequadas ao seu peso, altura e experiência enquanto esquiador.

BOTAS

A principal recomendação é a mesma dos esquis: não compre antes de decidir se gosta ou não de esquiar e qual o tipo de ski que pretende praticar!
Em caso de aluguer:
Levar umas meias consigo para experimentar as botas (um bom par de meias é fundamental!)
Ser honesto sobre a sua experiência e habilidade como esquiador: uma boa loja terá botas adequadas aos vários níveis de praticantes de esqui.
Usar palmilhas pode ajudar a sentir-se mais confortável. Se tiver um par, leve-as consigo para experimentar as botas
O comprimento do seu pé, assim como a forma devem ser levados em consideração
Quando experimentar as botas, deixe as fivelas um pouco folgadas, levante-se e flicta os joelhos. Deixe os calcanhares assentes no chão e levante as biqueiras das botas. É importante que se sinta confortável nesta posição. Caso contrário, as botas não serão adequadas para si
Assegure-se que as botas não estragam as suas calças de esqui, através de fricção
Não se importe se tiver de experimentar vários pares de botas!!!

Caso opte por comprar umas botas:

Poucas lojas permitem que teste as botas antes de comprar, mas se possível faça-o!
Pode demorar bastante a experimentar umas botas. Convém que esteja com elas calçadas o máximo de tempo possível. Recomenda-se que quando for comprar as botas, vá sem pressas!
O seu pé deve ser medido nu e o volume levado em consideração, assim como o seu nível de experiência como esquiador.
Não escolha as botas em função da cor ou das características. Uma boa escolha depende essencialmente da forma do seu pé.
Certifique-se que percebe bem as características das botas que vai adquirir.
Verifique se as botas têm garantia.
Não invista apenas nas botas. Vários bons pares de meias também são fundamentais. Podem fazer a diferença entre sentir-se ou não confortável
Se tiver algum problema com as suas botas, volte à loja onde as comprou!

Bibliografia:
http://www.neve.esoperadores.com/abcdaneve/material.php

Sem comentários:

Enviar um comentário