sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Tolerância zero no BTT

Frequência cardíaca máxima e vo2máx são características estruturais de um atleta. O treino, mesmo que muito bem orientado, pouco pode fazer para introduzir ganhos de "performance" nestes dois indicadores. O limiar Anaeróbico, em oposição, é uma característica conjuntural do atleta, ou seja, pode ser significativamente alterada e optimizada através de uma actividade física bem planificada.
O Limiar Anaeróbico (LAna) é a intensidade de esforço físico em que se começa acumular, com grande rapidez, lactato no sangue. A intensidade do esforço físico é geralmente determinada através da frequência cardíaca e a concentração de lactato no sangue obriga, para ser conhecida com vigor, á recolha de amostras de sangue venoso, em geral no lóbuloa orelha. Atletas com uma boa condição física só atingem o LAna em intensidades de esforço muito elevadas, enquanto que praticantes de fim-se-semana podem sofrer com o aumento do lactato no sangue desde níveis de esforço físico moderado.
O ácido láctico é um composto químico resultante do processo metabólico anaeróbico láctico de produção de energia. Sempre que este processo é activado, o que ocorre com muita frequência mesmo a níveis baixos e moderados de esforço físico, é libertado`ácido láctico para o sangue. Em simultâneo, o organismo tem mecanismos de eliminação do lactato e, assim, em condições de esforço físico moderados, a sua concentração no sangue mantèm-se reduzida, porque está equilibrado o balanço entre a produção e eliminação.
O LAna é a intensidade de esforço físico em que existe um desiquilíbrio acentuado entre a produção e eliminação, ou seja, em que a produção supera significativamente a capacidade de eliminação e, consequentemente a concentração de lactato no sangue aumenta de forma muito elevada. O sangue acidifica-se e surgem mecanismos de auto-defesa, inibindo a continuação do trabalho muscular. As dores nos músculos e a sensação das pernas não obedecerem são exemplos conhecidos de todos.
O treino, entendido como um conjunto de procedimentos destinados a melhorar as performances competitivas de um atleta ou apenas como prática regular, sem ambições, de uma modalidade desportiva, actua nos dois sentidos do balanço de lactato: um indivíduo treinado, quando comparado com um sedentário, apresenta uma menor produção de ácido láctico e uma mais eficiente eliminação de lactato do sangue. Por isso mesmo, a concentração de lactato no sangue a distintas intensidades de esforço físico é, cada vez mais, utilizada como o melhor indicador das performances de um indivíduo, seja ele um atleta de alta competição ou simples praticantes de fim-de-semana.
Bibliografia:
Bike Magazine edição nº 30

1 comentário:

  1. obrigada, isto deu-me muito jeito para um trabalho da escola!!thank you.

    ResponderEliminar