sábado, 5 de dezembro de 2009

Como remendar o barco de rafting

Descendo rios ou transportando o equipamento, não é raro o barco rasgar. Por isso, quem pratica o rafting sabe que o reparo do barco é uma arte cheia de manhas e requer certa prática. A seguir, um passo a passo de um remendo bem feito para garantir a segurança no esporte. É aconselhável treinar antes em um pedaço do material para não errar no bote.

Você vai precisar de cola, solvente e tecido. Existem colas específicas para borrachas e plastomeros. Certifique-se de que está usando a cola ideal para o seu bote. Existem também os produtos de preparação do material utilizado após o solvente. Cuidado, pois esses produtos são muito tóxicos.

Faça o processo em um local seco e uma temperatura entre 20º e 30º C. Uma grande mesa ou bancada facilita o trabalho. Caso o bote rasgue durante uma expedição, procure o local mais seco possível e cubra a área de trabalho se estiver chovendo.

Corte o tecido com no mínimo 5 cm de sobra para cada lado do furo. Para facilitar, marque com uma caneta no bote o tamanho do remendo. Atenção: no caso de um rasgo grande, faça primeiro um remendo interno.

Lixe bem as áreas de colagem e limpe com o solvente apropriado. Antes de continuar, aguarde secar completamente. Se o bote for de PVC ou Uretano, o solvente amolece o material não sendo necessário lixar, e a cola é aplicada antes da completa secagem do solvente.

Aplique uma fina camada de cola no tecido e na área riscada do bote e aguarde sua completa secagem. Não toque nas superfícies, pois a gordura da pele prejudica a colagem. Repita o processo. Para alguns tipos de cola não é necessário esperar a secagem, portanto leia antes as instruções do fabricante.

Cuidadosamente, aplique o tecido no local e pressione com força utilizando um acessório com um rolinho de metal, do centro para as laterais para não deixar bolhas. Limpe bem o entorno do remendo e, se possível, aguarde 48 horas para a secagem completa

http://www.gazetaadventure.com.br/notas.php?id_nota=161&v_sub=

1 comentário: