quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Tipos de Embarcações


Diferentes rios e níveis de água requerem uma variedade de barcos.
O típico Raft insuflavel varia entre os 4 e os 5 metros e meio, e transporta entre os 4 e os 10 passageiros. Feito de um material resistente chamado hypalon (tecido de fibra de poliester, revestido com borracha de neoprene, altamente resistente à abrasão. Algumas marcas utilizam também revestimentos de PVC ou uretano). O Raft é escolhido de acordo com o nível do rio; um raft muito pequeno pode não ter muita estabilidade em alguns locais, por exemplo.
Existe o denominado Kayak-Raft, também insuflável, que mede 1m de largura e 3 de comprimento. Flexível e bastante manobrável, é estável e fácil de controlar.
O Kayak, é característico pelo seu peso muito leve, pela elevada capacidade de manobras e é feito de PVC (plástico). Mais pequeno, mais eficiente nos movimentos e de resposta quase imediata às nossas "ordens" do que as canoas, o Kayak permite ao remador a liberdade de "surfar" nas ondas, brincar nos rápidos e rodar sem se afundar.
O Safety kayak é utilizado em rios de nível acima de III, em que um kayak fica em local estratégico para dar apoio em caso de resgates e acidentes.

Material aconselhado
Todas as pessoas dentro do raft usam coletes salva-vidas, capacetes e remos, sendo sempre acompanhadas por um guia experiente.
Pagaia - Pode ser de plástico, com cabo de alumínio, ou de fibra de carbono. O verdadeiro nome é "remo pá India" mas, para facilitar e porque a maioria dos actuais guias de Rafting, são canoistas de águas bravas, utiliza-se o nome de pagaia.
Capacete e colete salva-vidas - Utilizados para garantir maior segurança aos praticantes. Em rios de nível mais elevado, protegem contra o impacto em rochas, árvores e afins.
O colete é também um óptimo acessório de resgate, pois a zona dos ombros é especialmente reforçada para se poder agarrar a pessoa e recolhê-la para o interior do Raft. Para além disso os coletes utilizados são de fecho à frente, pois em caso de necessidade de fazer RCP (Ressuscitação Cardio-Pulmunar) basta abrir o fecho em vez de "despir" a pessoa pela cabeça. Se tal acontecesse poderiam perder-se segundos preciosos.
Fato e sapatos de neoprene - Protegem contra o frio e escoriações, em caso de queda do raft. Mantêm a água que entra no seu interior, à temperatura do corpo. Isto é bastante importante em caso de longa exposição à água fria, pois aumenta consideravelmente o tempo de resistência que o corpo tem para não entrar em hipotermia.

Cabo de resgate - Trata-se de uma corda, de aproximadamente 20 metros, utilizada para resgates no caso de alguém cair do raft. Esta corda é feita de material flutuante, para que o "náufrago" a veja com facilidade. Uma das suas pontas é o guia que a mantém, enquanto a outra está amarrada num saco de cores berrantes, para facilitar a sua visão e o seu lançamento. Para além do cabo, pelo menos um dos raft's que efectua a descida, deve levar um kit de primeiros socorros completo.


Material individual
Para além do material acima citado, há pequenos promenores que não convém descurar.
Sapatos que se possam molhar. O mais aconselhado são as ditas sapatilhas de neoprene, mas por vezes não há necessidade de as comprar de propósito. Desta forma, o nosso conselho são os famosos e resistentes Ténis de lona. As sandálias de rio não são nada aconselháveis porque, para além de não protegerem do frio e das eventuais pancadas, não facilitam o nadar em caso de necessidade.
Fato de banho e uma t-shirt. A maioria das empresas em Portugal fornecem os fatos de neoprene para a descida. O mais aconselhado para se usar por baixo do fato de neoperene é um fato de banho e uma t-shit, pois estes protegem do roçar constante do fato, que por vezes se torna bastante desconfortável ao remar e ao movimentarmo-nos.
Uma muda de roupa seca. É essencial que no final da descida se tenha à nossa espera uma muda de roupa bem sequinha, um par de sapatos secos e um agasalho.
Toalha
Protector Solar
Agasalho de preferência impermeável.

Onde practicar
Alguns dos rios mais procurados para a prática desta modalidade são o rio Minho (para iniciação) e o rio Paiva (para sensações mais vibrantes).


Adaptado de http://www.arlivre.com/actividades/rafting.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário