quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

EMBOLIA TRAUMÁTICA PELO AR


A embolia traumática é um dos mais perigosos acidentes do mergulho. Este acidente acontece se o ar contido nos pulmões ficar bloqueado ou não for expelido em quantidade suficiente durante a subida. O mergulhador nunca deve prender a respiração enquanto sobe à superfície. Os gases, conforme o mergulhador sobe, se expadem dentro do corpo, pela diminuição de pressão e podem até estourar os pulmões

A E.T.A. é o resultado de uma hiperdistensão alveolar, consequentemente de um aumento de pressão intrapulmonar, sendo um acidente típico de subida. Essencialmente, é quando o mergulhador retorna a superfície prendendo a respiração (ou com a glote fechada).

Durante a subida, a diminuição da pressão circunjacente (LEI DE BOYLE) faz com que o volume de ar contido nos pulmões, se expanda a tal ponto, que a pressão intrapulmonar exceda aquele do resto do corpo. Esta hiperdistensão pode-se dar a tal ponto que provoque uma ruptura alveolar, havendo passagem de ar em grande quantidade e sob a forma de bolhas para a circulação sanguínea.

Quando nos referimos aos barotraumas, dissemos ser aquela condição mais frequente e menos grave dos acidentes hiperbáricos. Comparativamente a E.T.A. Constitui o mais grave e um dos menos frequentes dos acidentes. Apesar de ser um acidente típico de mergulho, como assinalamos acima, o quadro clínico da embolia depende da localização final das bolhas e frequentemente se apresenta sob a forma de embolia cerebral, provocando sinais e sintomas neurológicos normalmente encontrados nesta afecção. Os sintomas são:

01- PERDA DA CONSCIÊNCIA

02- TONTURAS

03- DOR TORÁXICA

04- PARESTESIA, AMORTECIMENTO E FORMIGAMENTO

05- PARALISIAS

06- NÁUSEAS E VÔMITOS

07- DISTÚRBIOS VISUAIS

08- CEFALÉIA

09- DOR ABDOMINAL

10- DOR NOS JOELHOS

11- DISTÚRBIOS DE COMPORTAMENTO

12- PERDA DO SENTIDO DA GUSTAÇÃO



http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mergulho/mergulho.php

http://www.scribd.com/doc/2569196/APOSTILA-DE-MERGULHO

http://www.oxylife.com.br/tecnica.htm

http://www.feridologo.com.br/mergulhosaturacao.htm

3 comentários:

  1. vcs poderiam explicar oque, como, e quais são os intomas etc.....(:
    By M.A

    ResponderEliminar
  2. vocees poderiam fala sobre o tratamento p/ a E.T.A

    ResponderEliminar