quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Segurança e risco em canyoning








Riscos Inerentes

Embora a prática do canyoning a um nível elementar seja bastante acessível, não está ausente de riscos, que são frequentemente subestimados. Os perigos resultam essencialmente da dificuldade de evacuação e do risco de queda e entorses resultantes do terreno ser muito irregular e escorregadio.
Esses risco podem ser bastante diminuídos se as descidas forem acompanhadas por monitores.

Nos canyons mais difíceis os perigos estão mais relacionados com a dificuldade técnica em montar os rapeis, descer por cascatas de grande caudal, a fadiga e o enregelamento.
Em cascatas altas e caudal volumoso não se aproximar da turbulência causada pela queda da água, pois pode provocar fortes correntes e retornos.

Destacam-se ainda os seguintes riscos:

Salto para piscinas naturais:
Verificar a profundidade da piscina, no caso de existirem dúvidas não saltar.
Ter cuidado com troncos e outros objectos que possam estar no fundo das piscinas.
Devido à turbulência da água e ao ângulo de incidência da luz nem sempre é possível ter uma ideia aproximada da profundidade das piscinas e ausência de obstáculos, mesmo em águas cristalinas.
Nunca efectuar saltos superiores a 10 metros.
As condições dos cursos de água variam regularmente, uma piscina desimpedida num ano anterior pode ter um grande bloco de rocha no ano seguinte.

No rapel:

Existem diversas técnicas de rapel, cada uma é mais adequada para determinada situação.
O rapel sem a corda a passar pelo mosquetão, tão apregoado nesta modalidade, só deve ser utilizado em situações muito específicas e por praticantes com bastante experiência.
Já se verificaram diversos acidentes devido à utilização desta técnica de rapel.

Brusca alteração meteorológica:

Ter especial atenção às condições meteorológicas, nunca fazer um canyoning com condições instáveis. Uma precipitação intensa e localizada pode criar uma enxurrada e colocar em risco toda a equipa que devido à morfologia destes cursos de água, pode não ter possibilidade de fuga.

Descarga de barragens:
Em Portugal alguns dos itinerários de canyoning apresentam a montante mini-hídricas que no caso de descarga súbita podem criar graves situações de risco.
Alguns conselhos:
§ Levar sempre roupa seca guardada num bidon, pois em caso de acidente ou muito frio, é possível recuperar a temperatura corporal.
§ Minimizar o impacto ambiental da actividade.
§ Tomar alimentos energéticos e beber com regularidade para contrariar a forte desidratação do corpo durante a actividade.
§ Levar sempre fato de neoprene, pois a longa exposição à água vai arrefecer o corpo, mesmo nos dias mais quentes.
§ Informar-se das condições do equipamento do canyon e levar sempre equipamento para qualquer eventualidade.
§ Usar sempre capacete, para além da protecção em caso de queda, a água pode arrastar objectos que se projectam com força nas cascatas.


http://www.arlivre.com/actividades/canyoning.htm

http://desnivel.pt/

Por: Inês Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário