sábado, 19 de dezembro de 2009



MERGULHO NOS AÇORES


As condições excepcionais de localização dos Açores, quer a nível climático, quer a nível de correntes marítimas proporciona condições únicas para a prática de mergulho, tornando possível, no mesmo mergulho observar diversas espécies de fauna e flora submarinas.
Uma das vantagens de praticar mergulho nas ilhas através de alguma das várias agências que o facilitam, é a de que estas mantêm grupos de dimensões reduzidas. Entre uma a cinco pessoas são normalmente os grupos admitidos e, ano raras vezes são acompanhados por profissionais especializados em biologia marinha
A melhor altura para esta actividade será entre os meses de Junho e Novembro, se bem que é possível praticá-la durante todo o arco do ano. As águas límpidas garantem uma boa visibilidade (em dias bons pode ultrapassar os 60 metros), a qual associada às temperaturas amenas fazem do mergulho uma actividade a não perder.
Para qualquer uma das modalidades de mergulho é possível encontrar nos Açores agências que disponibilizem equipamento, acompanhamento por pessoal especializado.
Em São Miguel, por exemplo, é possível encontrar agências que o façam por cerca de 30 euros.

Normalmente, à costa das ilhas do triângulo (São Jorge, Pico e Faial) as condições são particularmente excepcionais. Aqui os operadores de mergulho praticamente garantem um encontro com algumas das mais sensacionais espécies do Atlântico. É também frequente uma passagem mais atenta por algumas formações rochosas resultantes de erupções vulcânicas transactas.
É frequente avistar-se cardumes de chicharros, cavalas, bicudas, atuns de barbatana amarela, entre outros. Espantoso é sempre o deparar com uma manta, o que não é de todo assim tão raro, mesmo com algumas espécies de maiores dimensões. As tartarugas também se costumam fazer notar por estas bandas. Outras espécies mais pequenas da vida subaquática como lagostas, polvos, estrelas, ouriços e aranhas do mar, moreias, enfim são também fáceis de encontrar.
Menos usual mas porventura ainda mais espectacular é o mergulho nocturno: o plâncton luminescente consegue atribuir uma aura única ao fundo do mar. Do mesmo modo, alguns shrimp bem como nudibranches e anémonas criam uma surpreendente variação cromática soba as águas.
Ao largo da ilha de Santa Maria há cerca de 55 spots de mergulho recheados de grutas, passagens, enormes paredes e planícies subaquáticas. De novo, a forte possibilidade de encontrar as mais diversas espécies de vida oceânica num curto alcance faz as delícias de qualquer mergulhador. Algumas agências facultam certos tipos mais específicos de mergulho tais como o towed dive, o scooter dive ou o blue water dive.
Já a cerca de 20 milhas ao largo de Santa Maria há dois spots particulares para mergulhadores em melhor forma: são eles a Baixa Ambrósia (uma elevação com cerca de 40 metros) e o Dollabarat (uma elevação subaquática que vem desde centenas de metros de profundidade a uns escassos 4 metros sob a água. Nesta área é frequente avistar-se tubarões).
Para os menos experientes há ainda a modalidade de snorkeling que também possibilita alguns momentos únicos. Se o mergulho é por um lado uma actividade capaz de proporcionar momentos inesquecíveis, é importante por outro lado não esquecer que deve sempre respeitar-se ao máximo todas as espécies marinhas bem como o seu habitat.







Sem comentários:

Enviar um comentário