quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Glossário do canyoning


Barranco - Sulco ramificado escavado nas encostas que impede a formação de cobertura vegetal. Devem-se à intensa erosão provocada pela água da chuva, especialmente nas áreas mediterrâneas. (in Dicionário de Geografia, Edições Sílabo).

Bloqueio do oito - Técnica para bloquear o descensor em oito durante o Rappel.

Canyoning(Canionismo!) - Descida de rios encaixados ou com forte desnível com recurso a caminhada, rappel ou outras técnicas para transposição de obstáculos. Canyoning (ing. UK); Canyonisme ou descentes de canyons (fr.); Barranquismo ou descenso de cañones ou de barrancos (esp.).

Canhão/Canyon - Vale muito encaixado (in Dicionário de Geografia, Edições Sílabo). Vale estreito e profundo de paredes quase verticais (in Enciclopédia Geográfica das Selecções do Reader’s Digest, 1988). Outros termos para designar vales ou linhas de água encaixadas: vale profundo, barranco, corga.

Caos - Aglomerado de rochas no leito de um rio, resultantes de desprendimentos, provocando bloqueios e labirintos difíceis de transpor.

Corda de progressão - Corda utilizada na descida para fazer o rappel.

Corda de recuperação - Corda utilizada para recuperar a corda de progressão.

Corrimão (Main courante) - Corda fixa instalada na horizontal, para auxiliar na progressão em zonas de difícil acesso ou perigosas.

Desvio - Sistema de amarração ou técnica que consiste em utilizar uma ancoragem para desviar a corda da sua linha de rappel ou de tirolesa.

Destrepe - Descida delicada por blocos rochosos sem recurso a cordas.

Escapatória - Lugar pelo qual se pode sair do canhão antes de terminar o percurso. Poderá ser utilizado em caso de emergência.

Escuros - Zona do canhão com fraca ou nula presença de luz, pode derivar de uma passagem subterrânea, de um estreito e encaixe muito grande ou de desabamentos que cobrem parte do leito.

Estiagem - Na época seca, quando o caudal é mais baixo. Garganta, desfiladeiro – Passagem do rio estreita, encaixada entre paredes rochosas.

Fita dupla de auto-segurança (Longe) - Costuma-se utilizar a designação de fita curta e a longa para diferenciar os dois braços da longe.

Fraccionamento - Divisão de um ressalto em mais do que um rappel devido à sua altura, à necessidade de desvio de zonas aquáticas perigosas, à dificuldade na recuperação da corda ou à necessidade de diminuir os roçamentos.

Instalação extensível ou regulável - Modo de instalação da corda de forma a esta poder deslizar em caso de necessidade, por exemplo, para descer uma pessoa bloqueada num rappel.

Linha de vida - Instalação de corda ou fitas ligadas a ancoragens, com objectivo de permitir que as pessoas se auto-segurem em locais perigosos.

Maillon rapide - Pequeno anel metálico com fecho roscado.

Pedal - Pedaço de corda, cordeleta ou fita que forma um laço para apoiar o pé. Utiliza-se para subir por uma corda ou para ajudar a desbloquear-se ou a um companheiro bloqueado num rappel.

Rappel - Técnica de descida por corda, geralmente recorrendo a uma peça designada por descensor.

Rappel com segurança - Rappel normal acrescido de um sistema com possibilidade de bloqueio que serve de segurança. Esse sistema pode ser: segurança de cima com segunda corda, segurança por pessoa a segurar a/as cordas de rappel em baixo, ou utilização de um bloqueador (nó autobloqueante, shunt, etc.).

Rape – Vertaco - Corda depois de instalada no oito passa ainda dentro de um mosquetão, para facilitar a paragem ou aumentar o atrito.
Rappel – Posição rápida - A corda passa directamente no mosquetão sem passar por trás do oito. Só deve ser utilizado em corda dupla.

Rappel extensível - Ver Instalação extensível ou regulável.

Rappel em simples/duplo

Rappel numa corda / rappel em duas cordas.

Rappel guiado - Rappel normal numa corda em simples com o recurso de outra corda tencionada que serve de linha de guia onde se liga através de um mosquetão ou roldana a fita de autosegurança.

Rappel com fraccionamento - Ver fraccionamento.

Rappel com desvio - Ver desvio.

Rappel Suspenso - As cordas e os indivíduos estão afastados da parede, não tocando nela.

Rappel – Recuperação - Acção que consiste em retirar a corda do rappel.

Rappel Recuperável - Instalação realizada de forma a ser possível retirar a corda a partir do ponto de saída (rappel, desvio, tirolesa, corrimão).

Ressalto - Desnível ou obstáculo que é necessário transpor com recurso a técnicas de progressão: rappel, salto, destrepe, tobogãs ou escalada.

Retorno - Movimento de água que à superfície se desloca no sentido oposto ao escoamento da água.

Saco de corda (Kit boule) - Saco para transporte da corda. Deve ter um tamanho adaptado à corda a transportar.

Sifão - Local em que a água escoa sob as rochas.

Tanque estanque - Bidão (bidon).

Valdostano/Valdotin - nó realizado com pedaço de corda no qual foram retirados alguns fios. Nó autobloqueante que pode ser desbloqueado mesmo em tensão.

Tobogã - Rampa com água por onde se pode descer deslizando.
http://desnivel.pt/

Por: Inês Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário