sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Limites de segurança no mergulho

Normalmente, todo mergulhador consciente faz pelo menos uma vez na vida a seguinte pergunta: será que eu realmente estou preparado para fazer este mergulho?

A definição de quais são os reais limites nos quais o mergulhador pode chegar sem comprometer a sua segurança, o que pode significar até mesmo a sua vida e a de seu companheiro, varia um pouco de acordo com as características de cada pessoa e também do próprio mergulho. Entretanto, de uma forma geral, podemos citar alguns aspectos que são comuns a todos os mergulhadores, independentemente da habilidade e experiência individuais.

Estar bem física e mentalmente para o mergulho é uma condição básica. Não há necessidade de que se tenha o corpo de um atleta olímpico mas é importante se lembrar que durante o mergulho, pode-se rapidamente passar de uma situação de conforto e relaxamento para um evento onde há necessidade de muito esforço físico e em um ambiente onde é fundamental se manter a concentração e o raciocínio rápido.

Atividade física - Para atingir estes objetivos devemos estar sempre praticando alguma atividade física regularmente e também os exercícios básicos do mergulho (alagar e desalagar a máscara, troca de ar com o companheiro, etc.). Um bom exame médico anual também é importante pois pode-se detectar alguma condição médica que pode trazer problemas no futuro. Não fumar, não ingerir álcool pelo menos antes e logo após o mergulho além de se manter bem hidratado também são muito importantes.

Além de eventuais problemas médicos que podem limitar a atividade de mergulho, algumas outras situações também deve ser lembradas. Mulheres gestantes, independentemente do tempo de gestação não devem mergulhar. Como não existem dados concretos sobre o que pode ocorrer com o feto durante e após o mergulho, incluindo a possibilidade de uma doença descompressiva, não se pode justificar tal risco, principalmente em se tratando de uma atividade normalmente de recreação.

Quanto aos limites de idade, isto ainda gera muitas discussões. Normalmente, considera-se como limite mínimo de idade para se iniciar o mergulho com SCUBA a partir dos 12 anos mas mesmo isso tem sido variável. O que não podemos esquecer é que a criança ainda está com o crescimento ósseo muito ativo e a partir de que momento podemos expor as cartilagens em crescimento a uma quantidade maior de gás inerte (N2), como o que ocorre no mergulho, ainda é uma pergunta sem uma resposta única.








Autor: Açores

Sem comentários:

Enviar um comentário