sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Modalidades do Esqui Nórdico

Modalidades do Esqui Nórdico

Cross-Coutry

O cross-country, abrange desde provas de fundo de 50 km para os homens e de 30 para as mulheres até provas de sprint. Existem também maratonas que podem atingir os 100 km. Todas as corridas exigem uma grande resistência física, assim como uma técnica eficiente.
Técnica Clássica - Estilo diagonal. É necessário dar passos onde os esquis são colocados na diagonal principalmente em partes da pista que são a subir. Não se pode deslizar sobre a neve.
Técnica Livre - Várias técnicas são usadas, sendo o deslizar sobre a neve a mais comum.
Sprint - Os 32 ou 16 melhor qualificados competem num sistema eliminatório com dois ou quatro atletas em cada round. Percorrem uma distância que pode variar entre os 600 e os 2000m.
Competição por equipas - Os países competem uns contra os outros com 4 atletas que alternam entre as técnicas clássica e livre. Todas as equipas começam juntas.
Corrida de estafetas - As várias nacionalidades competem entre si numa equipa de dois competidores que alternam cada round num total de 4-6 rounds.
Partida em grelha - Forma de partida baseada no resultado da 1ª mão.
Partida em massa - Todos os competidores partem juntos.

Combinado Nórdico

É uma combinação de Saltos de Ski e Cross-Country, onde os atletas têm de ter a habilidade e a coragem dos saltadores de ski, combinado com a resistência física e técnica dos competidores de Cross-Country.
Prova Individual - Dois saltos numa rampa de 90 ou 120 m. e uma corrida de 15 km de Cross-Country no dia seguinte.
Salto Individual-Sprint - Um salto numa rampa de 90 ou 120 m. e uma prova de 7,5 km de Cross-Country.
Prova por equipas - O total das pontuações de cada equipa de 4 competidores é determinada ao fim de duas mãos de saltos de ski e uma corrida de 20 km estafetas, onde cada atleta faz 5 km.

Bibliografia:
http://www.fdiportugal.pt/

1 comentário: