sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Itinerários de canyoning nos açores


Canyoning nos Açores


Os Açores são um arquipélago situado na crista Média Oceânica de origem vulcânica e constituído por 9 ilhas, das quais três apresentam excelentes condições para a prática de canyoning: São Miguel, São Jorge e as Flores. Nestas três ilhas a oferta de itinerários de grande beleza é abundante, mas cada uma tem as suas particularidades.A ilha das Flores é a que apresenta maior diversidade de percurso, desde grandes verticais a percursos simples. São jorge é caracterizado essencialmente pelas grandes verticais, mas muitos dos itinerários apresentam uma logística difícil, com necessidade de recurso a barco. Por sua vez São Miguel apresenta percurso essencialmente no interior da ilha e com menor verticalidade.A abertura e prática de canyoning nestas ilhas é muito recente. Segundo as informações disponível o primeiro itinerário aberto ocorreu apenas em 1997.
Actualmente a maioria dos itinerários abertos e equipados foram realizados por equipas da Associação Desnível, que passaram a realizar expedições estágios e formações regulares desde 2003.
Ilha das Flores


A ilha das Flores é a que apresenta maior potencialidade para a prática de canyoning nos Açores devido à abundância e diversidade de itinerários, a uma paisagem impar e a ambientes de grande imponência. A Ribeira do Ferreiro foi o primeiro itinerário de canyoning explorado na ilha, em 2004, por Francisco Silva, Paulo Alves, Maria do Céu Almeida, Pedro Simão e Pedro Vieira, durante a 1ª Expedição de Canyoning nas Flores, organizada pela Associação Desnível.Em finais de 2006, após três expedições e um estágio organizados pela Desnível, existem cerca de duas dezenas de itinerários equipados, sendo em suficiente abundância e diversidade para justificarem a deslocação à ilha para praticar esta modalidade desportiva. Na sua generalidade, os itinerários abertos, são de grande beleza e apresentam níveis de dificuldade muito diversos. Por um lado existem percursos caracterizados por grandes verticais, destinados a técnicos experientes e muito apelativos aos praticantes regulares desta modalidade. Existem ainda itinerários de dificuldade média, com algumas piscinas naturais e verticais relativamente elevadas e, finalmente, alguns bastante acessíveis e por isso com grande interesse para a animação turística.
Principais Itinerários
Costa Oeste – Sector Fajã Grande
§ Monte Gordo
§ José de Fraga
§ Cão
§ Cão Superior
§ Casas
§ Ferreiro


Costa Oeste – Sector Mosteiros/Lagedo
§ Mosteiros
§ Costa Nordeste – Sector Santa Cruz/Ponta Delgada
§ Ilhéus – Troço Superior
§ Ilhéus – Troço Médio
§ Ilhéus – Troço Inferior
§ Alquevins
§ Funda S. Esq.
§ Esguilhão
§ Funda
§ Cascalho – Troço Inferior
§ Cascalho – Troço Superior
§ Ribeira d’Além – Troço Superior

Costa Sudeste – Sector Santa Cruz/Lages
§ Silva
§ Funda
§ Algares
§ Cabo


Ilha de S. Jorge


A actividade de canyoning em São Jorge iniciou-se com a descida de algumas cascatas pela empresa Aventou, contudo os primeiros itinerários de canyoning só foram realizados na primeira expedição de canyoning realizada pela Desnível em 2006. Para além dos canyonings abertos e equipados foi realizado o levantamento do potencial da ilha, tendo a equipa ficado surpreendida com a quantidade e espectacularidades dos itinerários que existem que resulta quer da abundância de água e da geomorfologia da ilha que apresenta grandes verticais com cascatas impressionantes.


Principais Itinerários
§ Caldeira – Afluente Direita
§ Caldeira – Afluente Esquerda
§ Funda – Torço Superior
§ Sanguinhal
§ Fajã Redonda
§ Cedro Troço Superior
§ Cedro – Troço Médio
§ Cedro – Troço Inferior
§ Salto – Troço Superior
§ Salto – Troço Médio
§ Salto – Troço Inferior
§ Cavaletes – Troço Inferior


Ilha de S. Miguel


Na ilha de São Miguel são já conhecidos cerca de uma dúzia de itinerários interessantes. Estes consistem, maioritariamente, em percursos em ravinas, aqui chamadas grotas, com escorrências perenes embora outros correspondam a alguns dos principais cursos de água. Em geral são percursos sem grandes verticalidades, predominando os ressaltos de pequena ou média dimensão.
A primeira abertura conhecida de um itinerário de canyoning nesta ilha ocorreu, em 1997, por João Pedro Pacheco e Paulo Pacheco (actualmente técnico da Desnível). Posteriormente, foram abertos outros itinerários, quer pelo CALLAG, quer pela Desnível.Em 2004, a Desnível realizou uma expedição para abertura de canyonings nesta ilha e, em 2005, realizou um estágio com 20 participantes e um curso de aperfeiçoamento (NII) com formandos pertencentes ao CALLAG, às empresas Picos de Aventura e AvenTour e a dois estudantes.Nestas actividades foram exploradas algumas ribeiras e equipados diversos itinerários. Actualmente existem cerca de uma dezena de ribeiras exploradas para a prática de canyoning nesta ilha.

Principais Itinerários
§ Barrelas
§ Praia Superior – Pico da Vela
§ Praia – Troço Inferior
§ Três Voltas – Troço Superior
§ Três Voltas – Troço Inferior
§ Grande – Troço Superior/Lombadas
§ Grande – Troço Inferior
§ Lime Inferior
§ Faial da Terra Superior
§ Tronqueira
§ Caldeirões – Troço Inferior

http://desnivel.pt/canyoning/canyoning-croquis/canyoning-croquis-acores/


Por:Inês Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário