domingo, 6 de dezembro de 2009

Tipos de mergulho:


Existem três tipos de mergulho: livre, autónomo e o dependente ou semi-autónomo (br: umbilical). O mergulho livre ou de apneia é a modalidade em que o mergulhador não usa equipamentos para respiração subaquática. No mergulho autónomo o mergulhador é auxiliado por equipamentos que ele carrega consigo, que lhe permitem respirar debaixo d'água. Já no mergulho dependente, o suprimento de ar não é levado pelo próprio mergulhador, sendo a alimentação feita a partir da superfície por intermédio de um compressor de ar e de uma mangueira.

Mergulho livre:

É chamado de livre porque pode ser praticada por qualquer pessoa. Normalmente realizado em piscinas naturais, seja de mar ou rios, não precisa de pré-requisitos do tipo certificadora de mergulho nem equipamentos complexos. Basta uma máscara que vede os olhos e nariz, um par de nadadeiras e um snorkel (respirador). Aliás, este é o motivo porque o desporto também é chamado de snorkeling.

Os melhores locais para se começar o mergulho livre são em baías de praia, perto da orla e de pedras e corais, há poucos metros abaixo do nível da água. A vida marinha é tão colorida quanto mais perto do contacto com a luz do sol. Por isso, limites de 2 a 5 metros em mergulho livre são o bastante. O mergulhador fica na superfície da água, nadando lentamente, até que decide mergulhar dentro d' água. Isso é a apneia; segurar o ar nos pulmões e descer sem fazer descompressão. Dentro do mergulho livre existe:

Apneia: consiste numa técnica que permite o mergulho em grandes profundidades e durante longos períodos de tempo. É realizada com o auxílio do ar retido nos pulmões e equipamentos (tubo de respiração, máscara e barbatanas) e perto de zonas costeiras onde a vida submarina é abundante;

Snorkeling: é o modo mais acessível de contacto com o mundo submarino. O mergulhador permanece à superfície usando apenas um par de barbatanas, uma máscara e um tubo de respiração.

Sem comentários:

Enviar um comentário