sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Principais Itinerários de Canyoning em Portugal Continental

PNPG – Parque Nacional da Peneda do Gerês

Localizado a noroeste do território português, este parque é constituído por três serras principais: Peneda, Amarela e Gerês.
Estas serras são constituídas predominantemente por granitos e localizam-se na região com maior precipitação do continente, atingindo em algumas zonas valores superiores a 200 cm por ano.
No PNPG existem inúmeros itinerários de canyoning, mas a sua frequência está condicionada, nas áreas de ambiente rural, ou proibida, nas áreas de ambiente natural. Por esse motivo não apresentamos informação detalhada desses canyonings. Aconselha-se a recorrer aos serviços do Parque para mais informações e autorizações.

Principais Itinerários


  • Cabril,
  • Castro Laboreiro,
  • Vez,
  • Fafião,
  • Arado,
  • Conho,
  • Ribeira da Peneda,
  • Pomba,
  • Adrão.

Serra de Arga


A Serra d’Arga localiza-se no Alto Minho próximo do litoral, erguendo-se a 825 metros de altitude no Alto do Espinheiro. Esta serra de origem granítica apresenta dois rios com interesse significativo para a prática de canyoning. A partir dos pontos mais elevados, é possível observar-se uma paisagem que abrange uma vasta faixa do litoral norte.

Principais Itinerários

  • Rio Âncora

Serra do Alvão


A Serra do Alvão localiza-se a Noroeste de Vila Real e está parcialmente inserida no PNA e na Rede Natura.
A vertente oeste, exposta aos ventos dominantes e às massas de ar atlânticas, é a mais interessante do ponto de vista da rede hidrográfica e para a prática do canyoning.
A Serra é constituída predominantemente por granitos e xistos separados por uma barreira de quartzitos, os quais proporcionam a existência de fortes desníveis em algumas linhas de água como, por exemplo, as quedas de água das Fisgas do Ermelo.


Principais Itinerários

§ Rio Olo – Fisgas do Ermelo
§ Rio Poio

Serras da freita, Arada e Montemuro

Estas montanhas apresentam cotas mais elevadas entre os 1000 e 1381 metros.
É a região do Continente mais rica para a prática do canyoning, devido à existência de diversos itinerários bastante interessantes, sem restrições e de fácil acesso.

Principais Itinerários

§ Rio Cabrum
§
Rio Pombeiro
§
Rio Caima – Fraga da Mizarela
§
Rio Teixeira
§
Ribeira de Vessadas (sup.)
§
Ribeira de Manhouce
§
Rio de Frades
§
Ribeira de Paraduça § Rio Lordelo
§
Rio Branco

Outras regiões

http://desnivel.pt/canyoning/canyoning-croquis/canyoning-croquis-norte/

Por: Inês Silva


Sem comentários:

Enviar um comentário