segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Picos de Europa

Desculpem pela demora, afinal a actividade teve início no dia 26 de Novembro, mas só agora tenho tempo (e disposição) para escrever sobre ela.
Esta foi mais uma actividade realizada no âmbito da disciplina de Desportos de Aventura em Meio Terrestre organizada pelo Doutor Luís Quaresma, na qual participaram apenas 5 aluno, a Débora, a Inês, o João, o Davide e eu.
O ponto de concentração foi na UTAD, de onde saimos na “Princesa” (auto-caravana) em direcçao aos Picos de Europa.
Todos sabíamos que a viagem que nos esperava seria longa. O almoço foi realizado numa área de serviço já em território espanhol.
O nosso primeiro dia acaba já dentro do parque nacional dos picos da europa na pequena aldeia de Sotres.
O segundo dia começou calmamente, com a preparação de todo o material para se realizar a subida até ao Refúgio do Urriello que está situado a 1960 metros de altitude, este abrigo está localizado numa base do Pico do Urrillo ou Naranjo de Bulnes. Quando começamos não fazíamos a real ideia da longa caminhada que nos esperava, foram precisas 4 longas horas a caminhar com todos aquele material às costas, quando finalmente chegamos ao abrigo foi um grande alívio para todos, o abrigo estava sem electricidade, apenas uma pequeno pormenor no meio da alegria em encontrar um lugar sossegado para relaxar e recuperar o fôlego.
Durante a nossa estadia no refúgio tivemos tempo para conhecer o Sr. António, era para um dos guardas do refúgio e o cozinheiro. Disse-nos que passava cerca de 11 meses por ano no abrigo, ele ali simplesmente era feliz, na sua vida já tinha sido durante cerca de 20 anos marinheiro e já tinha conhecido o mundo.
Após o jantar planeamos o dia seguinte, infelizmente as condições meteorológicos não eram as melhores e decidimos que não iríamos até ao pico mais alto Torre Cerredo 2648metros.
Após uma noite bem dormida no abrigo acordamos com uma paisagem de uma beleza espectacular, mas as condições meteorológicos tal como o Sr. António nos havia dito não melhoram então realizamos um pequeno trek a subir até 2300 numa base no Pico do Urriello, após a realização do trek descemos até à nossa base móvel a “Princesa”, durante a descida as condições não eram as melhores condições, um vento forte, inconstante e em várias direcções.
Já estávamos quase a meio da descida quando a Débora teve um pequeno acidente, após uma queda quando se tentava levantar o vento atirou-a para o chão e ela fez uma “entorse” do joelho (segundo o que nós pensamos ter sido, mas de concreto não temos certezas).
Tivemos que parar e distribuir o material que ela trazia pelo restante grupo que entretanto prosseguiu, enquanto que eu a Débora descíamos lentamente e como não tínhamos muletas ela veio apoiada em dois bastões. A descida foi lenta mas correu bem afinal não houveram mais percalços.
Após chegarmos a base móvel fomos até um parque de estacionamento onde tomamos banho e preparamos o nosso jantar, depois disso fomos ver o jogo Sporting-Benfica numa café na aldeia de Arena de Cabrales.
No fim do jogo após aquele momento de conversação e relaxe fomos dormir, estacionamos a “princesa” perto de Poncebos para no dia seguinte irmos fazer a famosa garganta do rio Cares.
Mais um amanhecer nos picos de europa, mas uma soberba paisagem ao acordar.
A garganta de Cares é uma caminhada ao longo do rio Cares, mais uma vez podemos ver paisagens de uma beleza indescritível. Devido à sua condição de saúde a Débora ficou a tomar conta da “princesa” enquanto o resto do grupo caminhava.
Quando acabamos a caminhada fomos até a cidade de Cangas de Onís que era para no dia seguinte visitarmos a casa de interpretação dos Picos de Europa, aproveitamos a noite para ver uma um jogo de futebol Barcelona - Real Madrid. Passamos a noite no parque da estação de camionagem da cidade e mal acordamos tentamos ir a Casa d´Água mas para nosso azar agora são apenas escritórios do parque, o centro de interpretação dos picos mudou de localização!
Como não podíamos vir embora de mãos abanar, realizamos umas comprinhas rápidas, para recordação desta nossa visita aos picos de Europa, tiveram mesmo de ser rápidas pois a viagem era longa e também os euritos não eram muitos…
Após a longa viagem chegamos todos imensamente cansados mas super satisfeitos e com aquela sensação de que valeu a pena ….

AS FOTOS DESFORMATARAM O TEXTO DESCULPEM !!!!

1 comentário:

  1. Adorei...gostva de saber mais promenores, pois estou com ideia de esclar essa rocha maravilhosa...gstaria de saber se podemos utilizar a viatura para chegarmos ao Refúgio do Urriello. podemos contactar atravez do mail treinervic@hotmail.com garto pela atenção, a ajuda sera reciproga.

    ResponderEliminar