sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Categorias e competições de rafting

Federação Internacional de Rafting, divido a modalidade em três categorias em suas competições oficiais: sprint, slalom e descenso. Além disso, cada categoria é disputada apenas por mulheres e homens, sendo subdivididas em feminino e masculino. O resultado de um campeonato de rafting é a soma dos pontos obtidos pela equipe em cada uma dessas provas.

Sprint

O objetivo principal é fazer o percurso no menor tempo possível. Para tanto, os melhores colocados vão passando para as fases seguintes. A primeira fase, também conhecida como Tiro de Velocidade, serve para montar a primeira bateria. O percurso do Tiro de Velocidade é de 500 metros. A ordem de largada segue o resultado do ano anterior, sendo que as melhores equipes largam por último.


Slalom
O objetivo é cumprir um percurso que pode variar entre 300 e 600 m no menor tempo possível. Esse percurso é delimitado por “portas”, sendo que cada porta consiste em duas balizas redondas de 2 m suspensas no rio e com um espaço entre elas variando de 2,80 a 3,20 m.

Se a equipe tocar nas portas sofre penalização, assim como se não passar por elas. Cada percurso deve ter entre 8 e 12 portas e cada equipe deve passar conforme o sentido indicado (a favor, sinalizadas por balizas verdes, e contra, sinalizadas por balizas vermelhas).


Slalom - penalizações
No slalom, uma passagem é considerada correta se todos os membros da equipe estiverem no bote e suas cabeças passarem entre as balizas. Caso isso não ocorra, estas serão as penalizações:
• Toque na baliza = 5 pontos
• Uma ou mais pessoas não passarem a cabeça por entre a porta = 50 pontos
• Passar pelo porta no sentido errado = 50 pontos
• Passar ou tocar uma porta com a numeração superior = 50 pontos na porta anterior
• Passar com a equipe incompleta pela chegada = 50 pontos
• Passar com bote completamente virado por uma porta = 50 pontos
• Deslocamento intencional de uma baliza = 50 pontos
*Os pontos equivalem a segundos e são adicionados ao tempo da equipe.



Descenso
O objetivo também é percorrer o percurso, que nesse caso pode variar entre 4 e 10 km, no menor tempo possível, sendo que o resultados da descida é determinado pelo tempo e não pela ordem de largada. A largada pode acontecer dentro dá água ou fora dela (largada Le Mans), se houver uma praia no rio com o espaço suficiente para as equipes correrem até o bote. Uma penalidade de 50 segundos é dada à equipe que tentar trapacear na largada. Para impedir falsas largadas (quando essas acontecem dentro da água) cada bote deve estar sendo segurado por uma pessoa

http://esporte.hsw.uol.com.br/rafting3.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário