quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Perguntas frequentes para iniciar o mergulho.




Aprender a mergulhar é difícil?

Na verdade não, provavelmente é mais fácil do que você imagina. Basicamente o mergulho pode ser dividido em duas categorias: mergulho livre e autónomo. O primeiro compreende a prática do desporto em apnéia, ou seja, com o próprio fôlego, exigindo apenas o equipamento básico para sua prática (máscara, snorkell e barbatanas). Pode ser praticado sem nenhuma certificação, embora existam cursos específicos. O mergulho autónomo utiliza equipamentos de respiração subaquática, o que o torna mais complexo, sendo obrigatório um treino em escolas próprias. Existem vários níveis diferentes no currículo de treino do mergulho autónomo, variando desde o básico, que habilita o aluno a fazer mergulhos recreacionais em qualquer lugar do mundo, até especializações.



Mergulhar é perigoso?

Não, apesar da fama o mergulho é considerado uma actividade segura. Como qualquer desporto, deve ser praticado por pessoas bem treinadas, com equipamento adequado e dentro das normas de segurança e bom senso. Existe muito folclore em cima dos perigos provocados pela fauna marinha, como tubarões, moreias e polvos gigantes. Na verdade a maioria das espécies são tímidas e passivas, raramente atacando um mergulhador. Os maiores perigos são o pânico, a irresponsabilidade e as lanchas e jet skys que não respeitam as áreas demarcadas.

Existe alguma qualificação especial para fazer um curso de mergulho básico?

É necessário ter no mínimo 12 anos de idade e estar apto fisicamente, é recomendado uma avaliação médica prévia.

É necessário ser um óptimo nadador para mergulhar?

Não, um conhecimento razoável sobre natação já é o suficiente para a prática do mergulho.

Praticar o mergulho autónomo é muito caro?

Sim e não. A aquisição do equipamento básico para mergulho autónomo pode ser custosa, variando com o equipamento e modalidade de mergulho que você quer praticar (mergulhos técnicos requerem equipamentos mais sofisticados e caros), entretanto a maioria das lojas e operadoras alugam o equipamento por um preço bem razoável. No mínimo você deve adquirir uma máscara, snorkel e barbatanas.

Como escolher a máscara ideal?

A escolha da máscara ideal é totalmente pessoal, depende da marca e depende da finalidade do mergulho. Para mergulho livre o mais indicado é uma máscara com volume de ar interno bem pequeno. No mergulho autónomo, a preocupação com o volume não é tão importante, embora pequenos volumes tornem a equalização mais fácil. Alguns factores devem ser levados em conta na escolha:

• O vidro tem que ser temperado

• Espaço para pinçar as narinas

• Tira ajustável e firme

• Bom ângulo de visão

• O material do corpo da máscara deve ser bem maleável, para evitar desconforto.

• A máscara deve se ajustar perfeitamente ao formato do seu rosto.

Para testar se uma máscara se adapta ao seu rosto, aperte-a contra a face (não passe a tira pela cabeça) e inspire o ar pelo nariz. Se a máscara ficar firme no rosto após a retirada da mão, não vai entrar água. Por outro lado, se você não conseguir provocar vácuo internamente, a máscara não serve. De qualquer modo, o formato do nosso rosto muda muito de dia para dia e até em um mesmo mergulho. A mesma máscara que serve como uma luva em um determinado momento pode ficar completamente larga em outro. Por este motivo é importantes os exercícios de esgotamento de água da máscara. Outra dica, nunca use a máscara muito apertada pela tira no rosto, além de inútil vai provocar um grande desconforto.
Como fazer para a máscara não embaçar?

De várias maneiras: você pode usar produtos anti-fog, vendidos nas grandes lojas de óptica e mergulho, passar casca de batata no lado interno do vidro ou, o mais comum, cuspir no vidro da máscara e espalhar a saliva pela superfície com o dedo, pode ser meio nojento mas funciona.

Porque as coisas parecem maiores em baixo d’água quando usamos máscara?

O olho humano não consegue focalizar direito sem um espaço aéreo na sua frente, a máscara providencia este espaço. A luz viaja na água a uma velocidade diferente do que no ar. Quando essa luz passa do ambiente água para o ambiente ar, na máscara, a mudança de velocidade causa um pequeno desvio no ângulo dos raios luminosos. Isto causa o fenómeno do aumento dos objectos, que parecem ser 25% maiores e mais próximos.

O que é o snorkel?

É uma peça mandatória do equipamento. Permite a respiração na superfície sem tirar o rosto da água. Mergulhadores autónomos usam o snorkel( tubo) para economizar ar do cilindro durante deslocamentos na superfície.
Como escolher as barbatanas?

A função das barbatanas é permitir um deslocamento na água mais rápido e com menos esforço físico. Podem ser de tiras ajustáveis (abertas) ou com calçadeiras fixas (fechadas). As abertas são usadas com botas de neoprene. A escolha do modelo deve ser feita contando com factores como seu tamanho, habilidade física e local onde o mergulho será executado. Pessoas maiores devem usar nadadeiras com pala maior, embora requeiram maior esforço. Em locais onde a água é fria, o melhor é optar pelo modelo aberto com bota. Existem meias de neoprene para usar com modelos fechados, nesse caso a nadadeira deve ser experimentada já com as meias calçadas.
Para que serve o lastro?

É usado para contrabalancear a flutuabilidade positiva natural do corpo humano, aumentada pelo uso da roupa de protecção. É composto de um cinto, com fecho de segurança para rápida liberação e peças de chumbo de tamanho variável.
O que é o cilindro?

É um container de metal usado para armazenar ar sob pressão. Pode ser de aço ou alumínio, a capacidade é expressa em pés cúbicos de ar comprimido.

O que tem dentro do cilindro?

Muita gente acha que o cilindro é carregado com oxigénio. Na verdade o cilindro contém ar comprimido filtrado, igual ao que respiramos na superfície. Existem algumas misturas gasosas um pouco diferentes que alteram o perfil do mergulho, com a finalidade de permitir mais tempo de fundo.

Quanto tempo dura um cilindro?

Varia muito. Depende da profundidade, tempo de fundo, esforço efectuado, condicionamento físico, estado emocional, características físicas do mergulhador, etc. Varia de uns poucos minutos a pouco mais de uma hora. Quanto mais fundo, menos tempo dura o ar.

Para que serve o regulador?

Reduz a alta pressão do cilindro a um nível que permita a sua utilização para respirar. Só libera o ar quando o mergulhador inspira.
Porque os ouvidos doem no mergulho?

A causa da dor é a pressão d'água sobre a membrana do tímpano, que pode chegar a se romper, causando dor intensa e perda de equilíbrio. Este problema é evitado com a operação chamada de valsalva, que consiste em injectar ar para a parte interna da membrana, equalizando a pressão. Uma forma de fazer isto é apertar o nariz e assoprar pelo mesmo, este artifício pode não funcionar se o mergulhador estiver com as vias aéreas congestionadas por uma gripe ou sinusite.

Quem usa lentes correctivas pode mergulhar?

Sim, pode-se usar lentes de contacto ou adaptar lentes acrílicas na própria máscara (existem várias empresas especializadas). No caso de lentes de contacto, o cuidado a ser tomado é manter os olhos fechados no caso de alagamento da máscara só abrindo após a exaustão da água.

Pode mergulhar resfriado?

Normalmente não, se as vias aéreas estiverem congestionadas será impossível equalizar a pressão da água nos ouvidos. Nesses casos não adianta muito tomar um descongestionante, as consequências podem ser piores, o melhor é ficar no seco curando a gripe.

É permitido praticar caça submarina com scuba?

Absolutamente não. Eticamente falando, a caça desportiva deve ser praticada em igualdade de condições entre o caçador e a presa. O uso de equipamento autónomo de respiração desequilibra esta relação em favor do caçador. Felizmente esta prática é proibida em todo o território nacional.

É permitido mergulhar sozinho?

Não, um dos princípios do mergulho é o conceito de duplas. Apesar de segura, a prática do mergulho expõe a pessoa a potenciais situações de emergência, onde o auxílio de um parceiro pode ser a diferença entre a vida e a morte. Nunca mergulhe sozinho.

O que é SCUBA?

São as iniciais de : Self-Contained Underwater Breathing Apparatus.



O que é doença descompressiva?

Existem limites para o tempo e profundidade dos mergulhos, que provocam um efeito do nitrogénio (N2) no organismo. Durante o mergulho, o aumento de pressão faz com que o N2 contido no ar respirado se dissolva nos tecidos do corpo. A quantidade absorvida depende do tempo e profundidade do mergulho. Quando o mergulhador sobe, a pressão diminui, e o N2 começa a deixar lentamente o corpo através da respiração. Este processo exige cuidados especiais como velocidade de subida e paradas de descompressão. Caso os procedimentos adequados não sejam seguidos, o N2 em excesso começa a formar bolhas na circulação e nos tecidos em diferentes locais do corpo durante a subida. Os sintomas são: paralisia, fraqueza, choque, insensibilidade, formigamento, dificuldade respiratória e dor nas articulações e membros. Em casos extremos pode causar inconsciência e morte.

O que é a narcose?

O ar que respiramos é composto de 21% de oxigénio e 79% de nitrogénio, sendo que o nitrogénio é um gás inebriante, usado na medicina como anestésico geral. Conforme vamos afundando, a pressão da água faz com que tenhamos que respirar um volume de ar cada vez maior. Por exemplo: ao nível do mar um sujeito inspira 1 litro de ar a cada respirada, a 10 metros a pressão dobrou, o que significa que a cada respiração ele estará inspirando agora 2 litros de ar. A sessenta metros, o nosso mergulhador estará colocando para dentro nada menos que 6 litros de ar a cada respirada.

Este volume todo de ar provoca um acúmulo de nitrogénio muito alto no organismo, causando uma sensação de euforia similar à embriaguez. Nestas condições, o indivíduo passa a sentir uma série de sintomas, como euforia, perda da coordenação motora e sensibilidade. Em casos extremos pode chegar a tomar acções totalmente loucas, como tirar o equipamento, perder o sentido de direcção e afundar mais em vez de subir, etc. Os sintomas desaparecem assim que a pessoa volta para profundidades menores.

http://www.scubadiver.com.br/scubadiver/faqs.html#01


Autor Açores

Sem comentários:

Enviar um comentário