sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Chip de Potência

Para percebermos como a potência pode afectar o nosso rendimento é melhor fazer uma análise "técnica": a potÊncia defini-se como a força realizada durante um certo periodo de tempo e mde-se em Watts. Por isso, se queremos aumentr a potência temos 3 hipóteses: reduzir o tempo, aumentar a força ou combinar os 2 (aumentando a força feita num periodo de tempo inferior). E a que melhor podemos treinar em cima da bicicleta é a força que, a nível fisiológico, poderá ser: explosiva, de resistência ou de velocidade. É por isso que, ao trabalharmos a nossa potÊncia, iremos influenciar muitos outros aspectos durante um passeio, treino sério ou prova.
Tais situações podem ser: arranques desde parado, mudanças de ritmo gradual, sprints ou manter uma relação pesada durante mais tempo que o habitual.

Potenciar as pernas
Antes de começarmos a treinar que nem uns loucos, convém tomar precauções, já que este tipo de trabalho é pesado e pode trazer lesões.
Devemos começar por estabelecer uma base de trabalho, como treinar 3 a 4 vezes por semana, durante um mês ou mês e meio. Quando estivermos em forma, vamos começar a encarar melhor as subidas, a bicicleta parecer-nos-à mais leve e já não nos cansamos tanto. É nesta altura que devemos "kitar" as nossas pernas.
Os passeios vão-se tornar em pequenas provas. Começa por aquecer progressivamente nos primeiros minutos e vai aumentando ligeiramente o ritmo até pedalar já a uma velocidade considerável. 30 min depois de começar a volta, podemos então tratar do assunto...
Antes de passarmos á acção, convém lembrar que é igualmente importante a fase de arrefecimento: começe por reduzir o ritmo e a força empregue na pedalada antes de parar por completo; quando se encontrar parado faça alongamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário