quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Narcose por nitrogénio:


Narcose por nitrogénio é a chamada "embriaguez das profundezas". Ocorre quando o gás Nitrogénio, que sobre pressão deixa de ser inerte ao nosso organismo, começa a ser dissolvido nos tecidos do nosso corpo. Ao que tudo indica, o nitrogénio atrasa a transmissão de impulsos nervosos nos nossos neurônios, causando um efeito de delay durante a transmissão do impulso nervoso. Parece (ainda não se tem certeza) que o nitrogénio se acumula na bainha de mielina dificultando a passagem do impulso. O contrario acontece com o Oxigénio sob pressão. Ele aceleraria o impulso, causando assim convulsões, levando o mergulhador a morte por afogamento.

Sintomas

Os sintomas são: estado de euforia, raciocínio lento, sensação de dormência em extremidades do corpo (língua, dedos e lábios), perda da visão periférica, estado de embriaguez e em alguns casos extremos alucinações. Por ser proporcionalmente ligado a profundidade em que se encontra o mergulhador, a regra que se usa é a Lei do Martini, onde para cada 15 metros seria equivalente a uma taça de martini. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, ou até mesmo de um dia para outro. Noites mal dormidas, álcool, água fria, baixa visibilidade e stresse durante o mergulho podem agravar os níveis da Narcose. Há relatos de mergulhadores que viram sereias, conversaram com peixes e até viram monstros.

Como evitar

Ao sentir os sintomas, ou diagnosticar que o seu dupla está sofrendo de narcose, deve-se subir imediatamente (seguindo os padrões de velocidade correcto) para uma profundidade superior de onde se encontram (cerca de 3 a 5 metros são suficientes para amenizar os sintomas).

Aconselha-se ao narcosado que ele nade no mesmo sentido das bolhas, devido à confusão espacial em que pode se encontrar.

Como conviver com ela

Por ter essa dinâmica de sintomas e intensidades, o mergulhador deve se habituar aos seus limites. Podem ser realizados testes de raciocínio baseados em tempo de resposta na superfície e em determinadas profundidades, como, por exemplo, contas simples, assinaturas, quebra-cabeças, desenhos, etc. É importante lembrar que o limite para mergulhos recreacionais é de 40 metros, e nessa de profundidade o efeito da narcose equivale ao consumo de três taças e meia de martini. A narcose foi e ainda é responsável por inúmeras mortes e também um dos maiores perigos enfrentados pelos mergulhadores, devido à indução ao erro e ao aumento da autoconfiança durante o mergulho.

Seguem 10 recomendações:

1. Mergulhe descansado

2. Confie em seu treino e evite o stress.

3. Não ingira álcool e drogas antes do mergulho (inclusive medicamentos para enjoos).

4. Se possível, não fume antes do mergulho.

5. Cheque os instrumentos a cada intervalo pré-definido no planeamento do mergulho.

6. Para mergulhos técnicos que envolvam descompressão, planeje paradas ao longo da descida para verem se instrumentos e nível de narcose. Procure anotar o planeamento em uma prancheta e efectua a vêem de acordo com o planejado.

7. Treine suas habilidades. É sabido que ficamos mais resistentes à narcose quanto mais mergulhos praticamos em profundidades maiores do que 30 metros.

8. Não se exercite desnecessariamente durante o mergulho. Opte por movimentos mais lentos e tranquilos.

9. Aumente a profundidade de seus mergulhos gradualmente e, sempre que possível, mergulhe primeiro com alguém com mais experiência neste tipo de imersão até que você atinja um nível bom de treino.

10. Seja prudente em todas as acções e siga a lei de redundância em mergulhos técnicos (equipamentos e disponibilidade de gás).

Sintomas e sinais de narcose:

-Sensação de bem-estar

- Euforia

- Vertigem

- Aumento do diálogo interior

- Diminuição da atenção

- Raciocínio lento

- Perda da sensibilidade

- Desconsideração do perigo

- Falta de coordenação motora



http://www.amigosdojoe.com/dicas-5.html

http://www.ecodive.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=52&Itemid=64

http://rodrigonpcorreia.blogspot.com/2009/08/narcose-por-nitrogenio.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Narcose_por_nitrog%C3%AAnio

http://www.brasilmergulho.com/port/artigos/2002/006.shtml

Sem comentários:

Enviar um comentário