sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Combustíveis para o exercícios físico

Os complementos alimentares, Indicados a quem sofre deficiência nutricional ou pratica alguma actividade física, devem incluir no rótulo a especificação: “Recomendável para atletas”.

Energéticos
O que são : Barras, Gel ou em pó solúvel onde a concentração de carboidratos é de noventa por cento .
Como funcionam : Como os carboidratos contidos nos alimentos, mas com a diferença de que estes são absorvidos pelo organismo em um terço do tempo, desfazem-se e transformam-se na glicose que, uma vez nas células, será combustível para um processo químico que resulta em mais energia para o corpo.
Para quem são indicados: Praticantes de exercícios que exijam grande força física, como musculação ou corrida, somente nos casas em que se exceder uma hora de duração.
Efeito: Aumentam em dez por cento o tempo que o corpo aguenta um exercício sem se cansar. Quando consumir: Até três horas antes do exercício.
Comentários: Só para exercícios pesados.
Proteicos
O que são: Barras ou em pó solúvel com cinquenta por cento na sua composição.
Como funcionam: As proteínas são absorvidas pelo organismo em meia hora, não em duas como os alimentos . Têm um papel fundamental na reconstituição do músculo, cujas fibras rompem-se sempre, em maior ou menor grua, durante o exercício.
Para quem são indicados: Pessoas que praticam, pelo menos três vezes por semana, durante uma hora, exercícios com sobre carga para os músculos .
Efeito: Ajudam a recompor os músculos até quarenta e oito horas, algo que o corpo faz naturalmente em setenta e duas horas.
Quando consumir: Até uma hora após o treino.
Comentário: Só são úteis para quem faz com frequência exercícios pesados.
Isotónicos
O que são: Bebidas com sais minerais, como o sódio, o cloreto e o potássio.
Como funcionam: Ajudam a repor estes minerais, que são eliminados no suor . Têrm uma composição semelhante à da própria célula.
Para quem são indicados: Desportos que envolvam corrida, mais de uma hora , ou actividades físicas sob o sol durante quarenta e cinco minutos.
Efeito: Durante o treino, repõem os minerais no momento em que estes são eliminados, ajudando a evitar a desidratação. Após a actividade física aceleram a reposição dos minerais. Fazem em meia hora o que acontecia por meio da alimentação durante um dia.
Quando consumir: Durante o treino ou até seis horas depois deste.
Comentário: Não faz qualquer sentido beber o isotonico antes do exercício, uma vez que não houve perda de água e sais, nem quando não há qualquer necessidade especifica.
Shakes
O que são: Pós solúveis em leite ou água cuja fórmula contem carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.
Como funcionam: São substitutos das refeições. A diferença deles com um bom proto de comida é que os shakes quantificam o nutrientes e fazem uma reposição deles sob medida de quem necessita mesmo.
Para quem são indicados: Pessoas que praticam exercícios intensos quatro vezes por semana, durante pelo menos uma hora ou duas vezes ao dia.
Efeito: Para o exercício nenhum. A sua única função é repor determinados nutrientes na medida correcta, o que é útil para quem ficou sem eles depois de uma actividade física intensa, algo que só um nutricionista pode diagnosticar.
Quando consumir: Na refeição seguinte ao treino.
Comentário: Já mais usar sem necessidade ou em excesso. Não têm todos os ingredientes necessários ao organismo.
Atenção a água é imprescindível ao bem estar.
Já o mesmo não se pode dizer de alguns complementos alimentares.
O valor da alimentação : Como obter nos alimentos a mesma quantidade de nutrientes oferecida pelos complementos:
Energético: 1 barra = 100 ml de beterraba
Proteico: 1 barra = 250ml de iogurte
Isotónico: 1 copo = 1 copo de sumo de ananás ou laranja
Shake : 1 copo = vitamina de leite com maçã, beterraba , castanhas , mel e uvas
Bibliografia:
Revista FOCUS escrito por Mónica Weinberg / Sílvia Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário