sábado, 5 de dezembro de 2009

Rios em Portugal para a pratica de Rafting


Em Portugal o rafting pode ser praticado em diversos rios, dependendo da estação do ano. Quase todos os rios têm nível de água apenas nas épocas de chuva, desde o Outono até à Primavera. Apenas o Rio Minho pode ser praticado todo o ano, devido às 5 barragens que controlam o seu nível de água, sendo preferencialmente escolhido no verão pois é um rio com menos rápidos e os outros estão sem água.

•Rio Paiva - É o mais famoso e mais divertido rio para o rafting em Portugal. Possui diversos percursos, com um total de quase 25 kms de rafting, desde grau IV a grau III de dificuldade.
•Rio Tâmega - Um rio com um dos melhores rápidos de 'rafting' o Cachão. Se não fossem tantos metros de água lisa entre os rápidos, este rio seria certamente bastante mais popular, com uma beleza natural fantástica. Nível II a IV (apenas 1 rápido de nível IV)
•Rio Tua - Bastante sazonal, apenas praticável em épocas de muita chuva. Com muita água nível III a IV.
•Rio Minho - Navegável todo o ano. Nível I a III. Volume de água muito variável, podendo ser nivel I às 10h de manhã e nível III às 11h, devido a descargas das barragens.
Outros rios podem ser descidos em rafting mas, devido ao seu pouco tempo navegável, não permitem a prática regular de rafting. Em épocas de grandes cheias muitos dos pequenos rios de kayak podem ser explorados em rafting mas com níveis de dificuldade muito elevados.

Sem comentários:

Enviar um comentário