sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

História do Esqui

História do Esqui

A primeira forma de esqui, remonta à pré-história, onde "placas" feitas de ossos de animais de grande porte, poderão ter sidoutilizadas para viajar na terra coberta de neve ou gelo. Os primeiros esquis foram descobertos ao longos dos países escandinavos. O esqui mais antigo que se conhece, é o "HotingSki" com cerca de 4.500 anos, que se encontra em exposiçãoem Estocolmo, na Suécia. Outros, com 1.500 anos foram descobertos mais recentemente. É claro que, esquis com estas idades, nada têm a ver com os esquis em que esquiamos hoje em dia, no entanto o princípio básico é o mesmo: deslizar sobre a neve e o gelo.
Existem referências históricas escritas sobre o esqui e as competições, que datam dos primeiros séculos A.C. (500 a 1200). Descrições coloridas de cenas de esqui forma gravadas em livros durante os 500 anos que se seguiram. Esquis de vários formatos e tamanhos foram descritos, inclusive pares de esquis, em que um deles era mais longo que o outro (por ex., na Lapónia, onde o esqui esquerdo era mais longo e estiado, e o direito com pêlos, para tracção).
Os primeiros esquis (e bastões) feitos de pinho, vidoeiro ou freixo foram feitos de maneira a que os esquiadores se pudessem impulsionar a eles mesmos, através de variadíssimos terrenos inacessíveis a pé. Eram funcionais esquis nórdicos.
O uso do esqui, para fins estratégicos militares, foi pela primeira vez utilizado pelos Noruegueses em 1200 A.C.. Três séculos mais tarde, a Suécia usou tropas de esqui contra a Dinamarca, e quatro séculos depois nos Alpes, tropas de esqui foram utilizadas para combater a I Grande Guerra e a II Grande Guerra.
Como actividade desportiva internacional é considerada, por ter começado no princípio XIX , sendo as primeiras competições, de corridas e saltos, na moda na segunda metade do século. No início, as competições de esqui eram contituídas basicamente, por corridas de "cross-country" e saltos de esqui.
Muitos consideraram o Austríaco Mathias Zdarsky como o pioneiro da técnica de esqui alpino. O seu livro "The Lilienfelder Skilauf Technik", foi o primeiro a abordar a técnica. Embora a sua técnica nos dias de hoje esteja completamente ultrapassada (com o aparecimento de técnicas mais modernas, como por exemplo: o "carving"), a sua escola foi a primeira a ensinar com total sucesso, centenas de pessoas a esquiar montanha a baixo.
A técnica de construção de esquis conheceu uma grande evolução a partir de 1900. logo no princípio começaram a ser mais curtos, embora ainda de madeira, eram laminados e com perfis estudados e radicais.
No princípio da década de 1930, o trabalhador metalúrgico e esquiador Austríaco Rudolph Lttner, colocou cantos de metal nos seus esquis de madeira, revolucionando totalmente as performances dos esquis, bem como a sua segurança.
Em 1950, Howard Head produziu um esqui, o "Head Standard Ski", que era feito de tiras de alumínio com cantos de metal e um revestimento à base de plástico, Este robusto esqui revolucionou a construção e a durabilidade dos esquis em todo mundo.
A evolução técnica de construção de esquis desde aí, tem sido vertiginosa, existindo hoje em dia vários tipos de materiais de construção, conforme o tipo de esqui, nível, etc. Os bastões, botas e fixações têm acompanhado esta evolução tecnológica, havendo hoje no mercado, tal como os esquis, uma enorme variedade.

Bibliografia:
http://www.fdiportugal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário