sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Primeiros Socorros em casos de acidente em mergulho.


1) Manter a calma. Se a vítima estiver consciente conversar com ela procurando, também, acalmá-la.

2) Fazer uma verificação (avaliação) no estado da vítima, através do A-B-C de emergência, ou use um DEA, com configuração e orientação em Português.

3) Retirar a vítima da água pelo método de salvamento aquático.

4) Colocar a vítima deitada e a mantenha aquecida pela manta térmica de primeiros socorros.

5) Caso ocorra  da perda de consciência, coloque – a na posição deitada por sobre o lado esquerdo do corpo. Esta manobra, evita que a vítima possa aspirar vômito após imobilização da cervical.

6) Caso de inconsciência e verificado pelo método ABC de primeiros socorros. Iniciar a R.C.P que aprendeu nos cursos de primeiros socorros.

7) Se possui a mão, maleta portátil com oxigénio, administrar oxigénio a 100%, continuadamente, (se possui, também cursos de administração de oxigénio).Se não possui esta maleta de oxigénio usar o “AMBU”, para administrar ar a vítima.

8) Chamar socorro (ambulância), e transportar a vítima para serviço médico de emergência.

9) Câmara de descompressão. Não é aconselhável ir directamente para ela. Em minutos pode-se administrar os primeiros socorros. Os  locais onde existem estas câmaras, podem, dependendo do dia e da hora, não estarem abertos, a não ser em hospitais, especializados em acidentes de mergulho. Neste, locais, geralmente as câmaras, de descompressão estão reguladas para oxigenoterapia hiperbárica e não tem conhecimentos para lidar com acidentes de mergulhos.






Autor Açores


2 comentários:

  1. 9Nao aconselhável ir para câmera Hiperbarica? Emidiato contactar e ir mais rápido possível

    ResponderEliminar
  2. 9Nao aconselhável ir para câmera Hiperbarica? Emidiato contactar e ir mais rápido possível

    ResponderEliminar